ESCOLA BILÍNGUE E O PROCESSO DE APAGAMENTO DA LÍNGUA MATERNA

Authors

  • Paulo Augusto Mário Isaac Universidade Federal de Mato Grosso
  • Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues Universidade Federal de Rondonópolis
  • Arcênio Bokodore Escola Estadual Indígena Korogedo Páru

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2020.v.429

Abstract

O objeto deste estudo é o relato de professores, estudantes e pais de alunos pertencentes à et- nia Bóe-Bororo sobre o processo de apagamento da língua autóctone no âmbito da Comunidade localizada na Terra Indígena Tereza Cristina, no município de Santo Antônio de Leverger-MT. O objetivo é relatar as preocupações relativas ao apagamento da língua, na medida em que crianças e jovens permanecem mais tempo em contato com a língua portuguesa, den- tro e fora do espaço escolar. Empregou-se o método etnográfico e foram analisados relatos de membros da Comunidade. Além do diálogo mantido com os colaboradores, solicitou-se que escrevessem um texto sobre a questão do ensino bilíngue na Comunidade Bóe-Bororo. Foram traçados paralelos entre aspectos da educação étnica e o espaço ocupado pela escola.

Metrics

PDF views
468
Jul 28 '20Jul 31 '20Aug 01 '20Aug 04 '20Aug 07 '20Aug 10 '20Aug 13 '20Aug 16 '20Aug 19 '20Aug 22 '20Aug 25 '2015
| |

References

ALBISETTI, César; VENTURELLI, Angelo Jayme. Itága. In: ALBISETTI, César; VENTURELLI, Angelo Jayme. Enciclopédia Bororo vol. 1. Campo Grande, MS: Museu Regional Dom Bosco, 1962, p. 647-668.

ISA. Instituto Socioambiental. Terra Indígena Tereza Cristina. Disponível em https://terrasindigenas.org.br/pt-br/ terras-indigenas/3870. Acesso em 15/01/2020.

ISAAC, Paulo A. M. Autonomia e Autodeterminação: o novo discurso da diferente. Revista de Educação Pública. Cuiabá, EDUFMT, v. 7, no 12, jul/dez.1998, p. 59-72. Site: http://pauloisaac.com/livros_pdf/ e5cf275261356dfb474c6f395e6660de.pdf

ISAAC, Paulo A. M.. Formação de professores índios: um programa específico para os Bororo. Revista Busca e Movimento. Rondonópolis, UFMT/Depto. de Educação, ano 5, no 5, 2002, p. 87-102. Disponível em http:// pauloisaac.com/livros_pdf/8e5dace9d0a27dbf0b19eb22deb3b117.pdf. Acesso em 15/01/2020.

ISAAC, Paulo A. M. Drama da Educação Escolar Indígena Bóe-Bororo. Cuiabá. EdUFMT, 2004.

ISAAC, Paulo A. M. Irmã Maria Čibaibo Ossemer – uma missionária franciscana entre os índios Bóe-Bororo de

Mato Grosso. Cuiabá. EdUFMT/Carlini&Caniato, 2018.

ISAAC, Paulo A. M. Modos de Existir Terena na Comunidade Multiétnica que vive em Mato Grosso. São Paulo. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP/Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2004. Disponível em http://pauloisaac.com/livros_pdf/e1d0541bda1d3d4e23bc269d7200e4bf. pdf. Acesso em 20/01/2020.

ISAAC, Paulo A. M.; RODRIGUES, Sílvia de Fátima Pilegi. Educação Escolar Indígena: impactos e novas formas de colonização. COCAR, Belém. V. 11, n. 22, p. 60-86, jul./dez. 2017. Disponível em file:///C:/Users/User/ Downloads/1597-4422-1-PB.pdf. Acesso em 24/01/2020.

FERREIRA, Mariana K. L. Da origem dos homens à conquista da escrita: um estudo sobre povos indígenas e educação escolar no Brasil. São Paulo, Dissertação de Mestrado P.P.G. em Antropologia Social da USP, 1992.

MENDONÇA, Terezinha F. Gestão Escolar Indígena – Interculturalidade e Protagonismo. In: Coletânea Educação Escolar Indígena. V. 6. Cuiabá, EDUFMT/SEDUC-MT, 2009.

Published

2020-07-27

How to Cite

Isaac, P. A. M. ., Rodrigues , S. de F. P., & Bokodore, A. . (2020). ESCOLA BILÍNGUE E O PROCESSO DE APAGAMENTO DA LÍNGUA MATERNA. Revista Brasileira De Alfabetização, (12), 14–30. https://doi.org/10.47249/rba.2020.v.429

Issue

Section

DOSSIÊ
Received 2020-07-27
Accepted 2020-07-27
Published 2020-07-27