português

Authors

  • Chris de Azevedo Ramil UFPel
  • Eliane Peres UFPel

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2021490

Keywords:

português

Abstract

This study aims to analyze the primer entitled Céu Azul (Blue Sky), highlighting the global method of stories and the illustrations shown in the narrative. Coauthored by teachers Rosa M. Ruschel and Flávia E. Braun, this primer was published in 1970 by Edições Tabajara, a renowned publishing house from Rio Grande do Sul’s state, with an expressive circulation of its publications. This primer differs from the others of the same type and function in that it presents a unique plot that refers to an event that occurred on July 20, 1969 and that had worldwide repercussions - the arrival of man on the Moon.

Metrics

Metrics Loading ...

References

ARAÚJO, Emmanuel. A construção do livro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Um objeto variável e instável: textos, impressos e livros didáticos. In: ABREU, Márcia (org.). Leitura, História e História da Leitura. Campinas: Mercado das Letras, 1999. p. 529-575.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

BRINQUEDOS RAROS, 2021. Disponível em: https://www.brinquedosraros.com.br. Acesso em: 20 set. 2021.

BURKE, Peter. Testemunha ocular. História e Imagens. Bauru: Edusc, 2004.

BURKE, Peter. Testemunha ocular. O uso das imagens como evidência histórica. São Paulo: UNESP, 2017.

CHEGADA do Homem à Lua. Memória Globo, 2021. Disponível em: https://memoriaglobo.globo.com/jornalismo/coberturas/chegada-do-homem-a-lua/. Acesso em: 12 set. 2021.

COSTA, José Roberto V. Um brasileiro na Lua. Astronomia no Zênite, 19 jul. 2019. Disponível em: https://www.zenite.nu/um-brasileiro-na-lua. Acesso em: 20 set. 2021.

DARNTON, Robert. "O que é a história do livro?" revisitado. ArtCultura, Uberlândia, v. 10, n. 16, p. 155-169, jan./jun. 2008.

DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

ESCOLANO BENITO, Agustín. A escola como cultura: experiência, memória, arqueologia. Tradução de Heloísa Helena Pimenta Rocha e Vera Lucia Gaspar da Silva. Campinas: Alínea, 2017.

FOTOS PÚBLICAS. Os 50 anos do primeiro homem na Lua, 2021. Disponível em: https://fotospublicas.com/os-50-anos-do-primeiro-homem-na-lua/. Acesso em: 12 set. 2021.

KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Editora Ática, 1989.

MACIEL, Francisca Isabel Pereira. Lúcia Casasanta e o método global de contos: uma contribuição à história da alfabetização em Minas Gerais. 2001. 179 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.

MUNAKATA, K. Produzindo livros didáticos e paradidáticos. 218 f. Tese (Doutorado em História e Filosofia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.

NATIONAL AERONAUTICS AND SPACE ADMINISTRATION (NASA). 2019. Disponível em: https://www.nasa.gov/. Acesso em: 15 ago. 2019.

PANOFSKY, Erwin. Iconografia e Iconologia: Uma introdução ao estudo da arte da Renascença. In: PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. Tradução: Maria Clara F. Kneese e J. Guinsburg. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 1986. p. 47-65.

PENNEL, Mary E.; CUSACK, Alice M. Como se ensina a leitura. Tradução: Anadyr Coelho. Porto Alegre: Globo, 1935.

PERES, Eliane. Aprendendo formas de pensar, de sentir e de agir a escola como oficina da vida: discursos pedagógicos e práticas escolares da escola pública primária gaúcha (1909-1959). 2000. 506 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.

PERES, Eliane. O ensino da linguagem na escola pública primária gaúcha no período da renovação pedagógica (1930-1950). In: PERES, Eliane; TAMBARA, Elomar (org.). Livros escolares e ensino da leitura e da escrita no Brasil (séculos XIX-XX). Pelotas: Seiva Publicações, 2003.

PERES, Eliane. Autoras de obras didáticas e livros para o ensino da leitura produzidos no Rio Grande do Sul: contribuições à história da alfabetização (1950-1970). Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 12, p. 111-121, 2008.

PERES, Eliane. Influências do pensamento norte-americano na produção de cartilhas para o ensino da leitura e da escrita no Rio Grande do Sul na década de 1960. In: MORTATTI, Maria do Rosário Longo; FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva (org.). História do ensino de leitura e escrita, métodos e material didático. Marília: UNESP, 2014. p. 93-120.

PERES, Eliane; CÉZAR, Thais M. Divulgação e a adoção do método global de ensino da leitura no Rio Grande do Sul (1940-1970). In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIOGRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - ASPHE, IX, 2003, Porto Alegre. Anais [...] Porto Alegre: Seiva/ASPHE, 2003. p. 173-185.

PERES, Eliane; PORTO, Gilceane Caetano. A produção e a circulação de cartilhas do método global de contos de ensino da leitura no Rio Grande do Sul (décadas de 40-70). In: LEAHY-DIOS, Cyana (org.). Espaços e tempos de educação. Rio de Janeiro: Brasa/C.L. Edições, 2004. p. 26-40.

PERES, Eliane; RAMIL, Chris de Azevedo. Cartilhas produzidas por autoras gaúchas: um estudo sobre a circulação e o uso em escolas do Rio Grande do Sul (1940-1980). Revista Brasileira de Alfabetização, v. 1, p. 177-203, 2015.

PERES, Eliane; RAMIL, Chris de Azevedo. Mulheres gaúchas autoras de livros didáticos (1940-1980): das deslembranças às lembranças. In: PERES, Eliane; RAMIL, Chris de Azevedo (org.). Produção e circulação de livros didáticos no Rio Grande do Sul nos séculos XIX e XX. Curitiba: Appris, 2018. p. 159-180.

PORTO, Gilceane Caetano. Divulgação e utilização do Método Global de Contos no Instituto de Educação Assis Brasil (Pelotas, 1940-1970). 2005. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2005.

QUADROS, Claudemir de. Reforma, ciência e profissionalização da educação: o Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais do Rio Grande do Sul. 2006. 429 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

RAMIL, Chris de Azevedo. A coleção didática Tapete Verde: do projeto à sua produção gráfica (década de 1970 – Rio Grande do Sul). 2013. 223 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.

RAMIL, Chris de Azevedo. A iconografia e a iconologia nos livros didáticos das Edições Tabajara: um estudo das imagens na Coleção Guri (Rio Grande do Sul, década de 1960). 2018. 398 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.

RUSCHEL, Rosa Maria; BRAUN, Flávia E. Céu Azul - pré-livro. Porto Alegre: Edições Tabajara, 1970.

SAMAIN, Etienne. As peles da fotografia: fenômeno, memória/arquivo, desejo. Visualidades, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 151-164, jan./jun. 2012.

VIEIRA, Cícera Marcelina; VAHL, Mônica Maciel; RAMIL, Chris de Azevedo; BORGES, Francieli Daiane Borges. A produção gaúcha de livros didáticos entre os anos de 1940 a 1980. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - ASPHE, 19, 2013, Pelotas/RS. Anais [...] Pelotas, RS: UFPel, 2013. p. 1-15.

Published

2021-12-09

How to Cite

Ramil, C. de A. ., & Peres, E. . (2021). português. Revista Brasileira De Alfabetização, (15), 28–46. https://doi.org/10.47249/rba2021490

Issue

Section

TEMA LIVRE
Received 2021-02-16
Accepted 2021-09-23
Published 2021-12-09