FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES E A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS
DESAFIOS E POSSIBILIDADES A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022556Keywords:
pedagogia histórico-crítica, formação de professores alfabetizadores, Psicologia Histórico-Cultural, Utilização de tecnologias na educaçãoAbstract
O estudo apresenta reflexões sobre a formação de professores alfabetizadores e as possibilidades de inserção de tecnologias nas práticas alfabetizadoras, a partir de uma visão crítica de educação. Enquanto enfoque teórico e metodológico, nos baseamos em uma abordagem dialética apoiada por uma revisão bibliográfica, com foco na Pedagogia Histórico-Crítica e na Psicologia Histórico-cultural. Compreendemos ser preciso avançarmos nessas discussões, buscando relações para um repensar as práticas de formação de professores alfabetizadores, pautados em uma teoria crítica que possibilite o desenvolvimento do educando, de forma que os docentes, em suas práticas sociais, ao utilizarem tecnologias, possam contribuir para que o aluno também se posicione criticamente diante da realidade que se apresenta
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Accepted 2022-02-15
Published 2022-07-05