FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES E A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS

DESAFIOS E POSSIBILIDADES A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICA

Autores

  • Klívia de Cássia Silva Nunes Universidade Federal de Uberlândia
  • Raquel Aparecida de Souza Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2022556

Palavras-chave:

pedagogia histórico-crítica, formação de professores alfabetizadores, Psicologia Histórico-Cultural, Utilização de tecnologias na educação

Resumo

O estudo apresenta reflexões sobre a formação de professores alfabetizadores e as possibilidades de inserção de tecnologias nas práticas alfabetizadoras, a partir de uma visão crítica de educação. Enquanto enfoque teórico e metodológico, nos baseamos em uma abordagem dialética apoiada por uma revisão bibliográfica, com foco na Pedagogia Histórico-Crítica e na Psicologia Histórico-cultural. Compreendemos ser preciso avançarmos nessas discussões, buscando relações para um repensar as práticas de formação de professores alfabetizadores, pautados em uma teoria crítica que possibilite o desenvolvimento do educando, de forma que os docentes, em suas práticas sociais, ao utilizarem tecnologias, possam contribuir para que o aluno também se posicione criticamente diante da realidade que se apresenta

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Publicado

2022-07-05

Como Citar

Nunes, K. de C. S. ., & Souza, R. A. de . (2022). FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES E A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICA. Revista Brasileira De Alfabetização, (17). https://doi.org/10.47249/rba2022556

Edição

Seção

ARTIGOS