RIO DE JANEIRO STATE LITERACY FORUM
EDUCATION, LITERACY, PUBLIC SPACE AND DEMOCRACY
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022589Keywords:
public policies, school literacy, literacy forumAbstract
The article aims to describe the constitution of the State Literacy Forum in Rio de Janeiro (FEARJ) as a political-pedagogical space for mobilizing the teaching of the Portuguese language. The analyses considered the implications that the participation of teachers had, especially literacy teachers, based on a horizontal and dialogic movement. The study focused on the analysis of the Forum Minutes, observing the concerns of teachers with the growing field of educational policies, in particular due to the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC), and its consequences for school literacy. The study concludes that there is a change in the role of the State in Public Education, when it disregards the distinction between teacher responsibility and accountability, when attributing the competitive nature to the teaching of Portuguese Language.
Metrics
References
AFONSO, Almerindo Janela. Para uma conceitualização alternativa de accountability na educação. Educação &
Sociedade, v. 33, n. 119, p. 471-484, 2012. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101- 73302012000200008>.
Acesso em: 09 set. 2021
AFONSO, Almerindo Janela. Questões, objetos e perspectivas em avaliação. Avaliação: Revista da Avaliação
da Educação Superior (Campinas) [online]. 2014, v. 19, n. 2 p. 487-507. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/
S1414-40772014000200013>. Acesso em: 09 set. 2021.
ALMEIDA, Maria Elisa de; CONSTANT, Elaine; MOITA, Nilza. Processo Político de Constituição do Fórum Estadual
de Alfabetização do Rio de Janeiro (FEARJ). In: Lino, Claudia de Souza et al. FEARJ: debates sobre políticas
públicas, currículo e docência na alfabetização. Rio de Janeiro: Rona Editora, 2019.
ARELARO, Lisete Regina Gomes; MAUDONNET, Janaina Vargas de Moraes. Os fóruns de educação infantil e
as políticas públicas para a infância no Brasil. Laplage em Revista (Sorocaba), vol.3, n.1, jan.-abr. 2017, p.6-18.
AZEVEDO, Sérgio de. Políticas públicas: discutindo modelos e alguns problemas de implementação. In: SANTOS
JUNIOR, Orlando A. dos (et al). Políticas públicas e gestão local: programa interdisciplinar de capacitação de
conselheiros municipais. Rio de Janeiro, FASE, 2003.
BORGES, Carline; VARGAS, Cristina.; CRUZ, Cristiane.; SANTOS, Geraldo. As Pesquisas em Educação e os
Cotidianos com Michel de Certeau. Caderno de Produção Acadêmico-Científica. Programa de Pós-Graduação
em Educação, Vitória- ES, v. 22, n. 2, p. 9-25, jul./dez. 2016.
BROOKE, Nigel. Responsabilização educacional no Brasil. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa. v.
, pp. 93-109, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n128/v36n128a06.pdf>. Acesso em: 20 de
jun. 2021.
CARDIA, Nancy. A violência urbana e a escola. Revista Contemporaneidade e Educação, nº 2, 2º semestre,
CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: Artes de Fazer. 17.ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
_______. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
CHAUÍ, Marilena. Conformismo e resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense
S.A, 1986.
DI GIOVANNI, Julia. A estratégia e seus outros: notas sobre o Fórum Social Mundial. Revista de recerca i
formació en antropologia, n.15, 2011. www.periferia.name
DURAN, Maria Claret Geraes. Maneiras de pensar o cotidiano com Michel de Certeau. Diálogo Educ., Curitiba,
v. 7, n. 22, p. 115-128, set./dez. 2007.
FARIA, Arilton.; SILVA, Alfredo. Estudos Organizacionais Baseados em Michel de Certeau: A Produção
Internacional entre 2006 e 2015. Revista Alcance – Eletrônica – vol. 24 – n. 2 p209-226 – abr./jun.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. v. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Políticas de integração curricular. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.
MACEDO, Elizabeth. “Currículo e tempo: a organização em ciclos”. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de
Educação, 1999 (mimeo).
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Alfabetização no Brasil: conjecturas sobre as relações entre políticas
públicas e seus sujeitos privados. Revista Brasileira de Educação v. 15 n. 44 maio/ago. 2010.
OLIVEIRA, Inês Barbosa (org). A democracia no cotidiano da escola. Rio de Janeiro; DP&A, 1999.
SANTOS, Boaventura de Souza. A Crítica da Razão Indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo:
Cortez, 2000.
SENNETT, Richard. Juntos: os rituais, os prazeres e a política da cooperação. Editora Record, Rio de Janeiro,
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepted 2022-03-24
Published 2022-03-24