FÓRUM ESTADUAL DE ALFABETIZAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
EDUCAÇÃO, ALFABETIZAÇÃO, ESPAÇO PÚBLICO E DEMOCRACIA
DOI :
https://doi.org/10.47249/rba2022589Mots-clés :
Políticas Públicas, Alfabetização escolar, Fórum de AlfabetizaçãoRésumé
O artigo aborda a constituição do Fórum Estadual de Alfabetização no Rio de Janeiro (FEARJ) como um espaço político-pedagógico de mobilização para ensino da Língua Portuguesa. As análises consideraram as implicações da participação dos professores, em especial, dos alfabetizadores, a partir de um movimento horizontal e dialógico. O estudo privilegiou a análise das Atas do Fórum, observando as inquietações dos professores com o crescente campo das políticas educacionais, em especial, com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e sobre seus desdobramentos para alfabetização escolar. O estudo conclui que há uma alteração do papel do Estado na Educação pública, quando desconsidera a distinção entre responsabilização e responsabilidade docente, ao atribuir o cunho competitivo para o ensino da Língua Portuguesa
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Accepté en 2022-03-24
Publié dans 2022-03-24