EXPERIÊNCIA FORMATIVA DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA E IMPLICAÇÕES AO ENSINO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022615Keywords:
Continuing education, Literacy teacher; Disabled student; Meanings.Abstract
The article aims to understand meanings produced by a literacy teacher in the formative experience lived in the Scholarship Program for Initiation to Teaching (PIBID) and the implications for teaching students with disabilities. At PIBID, the Basic Education teacher acts as a co-trainer of the undergraduates and also carries out their continuing education. The research counted on a literacy teacher from a public school in Ceará, and used questionnaire and interview as instruments. The analysis was based on the proposal of the Centers of Meaning and showed that the training experience emerged in the teacher's meanings as contextualized and collaborative, provided access to new knowledge and generated favorable implications for the teaching of students with disabilities.
Metrics
References
AMBROSETTI, N. B.; LIMA, F. P. M.; SIGNORELLI, G.; CALIL, A. M. G. C. Formadores escolares: perspectivas de atuação em processos de indução à docência. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v.14, jan/dez, 2020. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4263. Acesso em: 10/01/2021.
AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de; SOARES, Júlio Ribeiro; MACHADO, Virgínia Campos. Núcleos de significação: uma proposta histórico-dialética de apreensão das significações. Cadernos de Pesquisa. v. 45, n.155, p. 56-75, jan./mar. 2015.
AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de et al. Reflexões sobre sentido e significado. In: BOCK, Ana Mercês Bahia; GONÇALVES, Maria da Graça Marchina (Orgs.). A dimensão subjetiva da realidade: uma leitura sócio-histórica. São Paulo: Cortez, 2009.
AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de; BOCK, Ana Maria Bahia. A dimensão subjetiva: um recurso teórico para a Psicologia da Educação. In: AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de; BOCK, Ana Maria Bahia (Orgs.). A dimensão subjetiva do processo educacional: uma leitura sócio-histórica. São Paulo: Cortez, 2016.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 096. 18 de julho de 2013. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capesPibid/Pibid> Acesso em: 12/06/2018.
ARANHA, E. G.; AGUIAR, W. M. J. de. A dimensão subjetiva da gestão escolar: uma análise a partir dos sentidos e significados de participantes de equipes gestoras sobre a atividade desenvolvida. In: AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de; BOCK, Ana Maria Bahia (Orgs.). A dimensão subjetiva do processo educacional: uma leitura sócio-histórica. São Paulo: Cortez, 2016.
ÁVILA, Cinthia Cardona de. Contribuições do pacto nacional pela alfabetização na idade certa na formação de professores para atuar na perspectiva inclusiva. 2018. 123 p. Tese de Doutorado em Educação. Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria. Disponível em http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15686. Acesso em 20/03/2022.
BARBOSA, Marinalva Vieira; FERNANDES, Natália Aparecido Morato. Políticas Públicas para Formação de Professores. Em Aberto. Brasília. v. 30, n. 98, 2017. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485895/Pol%C3%ADticas+p%C3%BAblicas+para+forma%C3%A7%C3%A3o+de+professores/2bea5c9f939c4e67bed0849d13ce7b8e?version=1.0> Acesso em 13/03/2021.
BARRETO, Lucia Cristina Dalago; SHIMAZAKI, Elsa Midori. A formação de professores alfabetizadores para a educação inclusiva: um destaque ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, vol. 14, n. 01, pp. 157-168, 2019. Disponível em https://www.redalyc.org/journal/6198/619864543011/html/. Acesso em 12/12/2020.
BRASIL. Presidência da República. Congresso Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 11/02/2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 11/02/2022.
CAPELLINI, Vera Lucia Messias Fialho. Adaptações curriculares na inclusão escolar: contrastes e semelhanças entre dois países. Curitiba: Appris, 2018.
DOUNIS, Alessandra Bonorandi; FUMES, Neiza de Lourdes Frederico. Formação continuada do docente para inclusão: as mediações produzidas pela consultoria colaborativa e a autoconfrontação. In: AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de; BOCK, Ana Maria Bahia (Orgs.). A dimensão subjetiva do processo educacional: uma leitura sócio-histórica. São Paulo: Cortez, 2016.
GLAT, Rosana; PLETSCH, Márcia. Denise. Inclusão Escolar de alunos com necessidades especiais. Rio de janeiro: EdUERJ, 2011.
LUSTOSA, Francisca Geny. Inclusão, o olhar que ensina o movimento e a transformação das práticas pedagógicas no contexto de uma pesquisa-ação colaborativa. 2009. 262 p. Tese de Doutorado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará. Fortaleza. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/3195/1/2009_tese_fglustosa.pdf Acesso em: 10/02/2010.
MENDES, Enicéia Gonçalves; CIA, Fabiana; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio (Orgs.). Inclusão escolar e os desafios para a formação de professores em educação especial. São Carlos: Marquezine & Manzini, 2015.
MINETTO, Maria de Fátima. Currículo na educação inclusiva: entendendo esse desafio. Curitiba: Intersaberes, 2012.
MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina; GONZÁLEZ REY, Fernando. Psicologia, Educação e Aprendizagem escolar: avançando na contribuição da leitura cultural-histórica. São Paulo: Cortez, 2017.
NOZI, Gislaine Semcovici; VITALIANO, Célia Regina. Formação de professores visando a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: implicações dos saberes recomendados pela produção acadêmica. VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Londrina, 2013. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/arquivos/anais/2013/AT08-2013/AT08-023.pdf. Acesso em: 05/10/2018.
OLIVEIRA, A. A, S. Inclusão Escolar e formação de professores: o embate entre o geral e o especifico. In: Mendes, Enicéia Gonçalves; Almeida, Maria Amélia (Orgs.). Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2010.
SANTOS, Geandra Claudia Silva. Educação Especial Inclusiva: Desafios persistentes, ameaças emergentes e lutas que se renovam. In: ARAÚJO, Edineide Jezine Mesquita; FARIAS, Maria da Salete Barbosa de; GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira. (Org.). Políticas Públicas da Educação Superior: Gestão, Avaliação e Financiamento. 1ed. João Pessoa: Editora da UFPB, v. 1, 2018.
SANTOS, Geandra Claudia Silva. Currículo: questões para o debate. SANTOS, Geandra Claudia Silva et al. Inclusão: saberes, reflexões e possibilidades de uma prática em construção. Fortaleza: EdUECE, 2015.
SANTOS, Geandra Claudia Silva; FALCÃO, Giovana Maria Belém. Formação de professores e inclusão escolar: uma tarefa em construção. In: SANTOS, Geandra Claudia Silva; FALCÃO, Giovana Maria Belém (Orgs.). Educação especial inclusiva e a formação de professores: Contribuições teóricas e práticas. Curitiba: Appris, 2020.
SANTOS, Marília Rita dos et al. Práticas de Educação Inclusiva a partir do Pibid – Possibilidades de Avanços na Formação de Professores. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Carlos, 2016. Disponível em: https://proceedings.science/cbee/cbee7/papers/praticas-de-educacao-inclusiva-a-partir-do-pibid-possibilidades-de-avancos-na-formacao-de-professores#download-paper. Acesso em 12/03/2018.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho didático e história da educação: enfoque histórico-pedagógico. In: BRITO, Silvia Helena Andrade et al. (Orgs). A organização do trabalho didático na história da educação. Campinas-SP: Autores Associados, 2010.
SHIROMA, Eneida Oto. Política de profissionalização: aprimoramento ou desintelectualização do professor? Intermeio. Campo Grande. v. 9, n. 17, jan./jul. 2003. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2605. Acesso em: 09/10/2021.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro. n. 25, Jan-Abr, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/89tX3SGw5G4dNWdHRkRxrZk/?lang=pt&format=pdfAcesso em 19/04/2022.
VIGOTSKI, L. S. Obras Completas. Fundamentos de la Defectologia. Tomo 5. Editorial Pueblo y Educación: Ciudad de La Havana, CU, 1997.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia Educação e desenvolvimento: Escritos de L. S. Vigotski. Organização e tradução: Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. São Paulo: Expressão Popular, 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepted 2022-06-27
Published 2022-07-05