EXPERIÊNCIA FORMATIVA DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA E IMPLICAÇÕES AO ENSINO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Auteurs

  • Royston Diógenes Andrade Secretaria de Educação do Ceará https://orcid.org/0000-0001-5349-6802
  • Geandra Cláudia Silva Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

DOI :

https://doi.org/10.47249/rba2022615

Mots-clés :

Formação continuada, Professora alfabetizadora; Alunos com deficiência; Significações.

Résumé

O artigo objetiva compreender significações produzidas por uma professora alfabetizadora na experiência formativa vivenciada no Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e as implicações no ensino de alunos com deficiência. No PIBID, o professor da Educação Básica atua como coformador dos licenciandos e também realiza sua formação continuada. A pesquisa contou com uma professora alfabetizadora de escola pública cearense, e utilizou questionário e entrevista como instrumentos. A análise baseou-se na proposta dos Núcleos de Significação e evidenciou que a experiência formativa emergiu nas significações da professora como contextualizada e colaborativa, propiciou acesso a novos saberes e gerou implicações favoráveis ao ensino de alunos com deficiência.

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Royston Diógenes Andrade, Secretaria de Educação do Ceará

Professor efetivo do Estado do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE/Itaperi/Fortaleza - CE, ênfase na Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores(2020). Pós-graduado em Educação Global, Construção da Cidadania e Inteligências Humanas pela FADIRE (Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional). Pós-graduado em Gestão Ambiental pela Universo-RJ(2006). Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2002). Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Unopar (Fortaleza/CE) 2018. Pós-Graduando em diversas áreas da Educação e educação Especial. Diversos cursos na área da Educação, Educação especial e Meio Ambiente. Experiência na área da Docência em nível superior ( Educação, Educação Especial, Gestão Escolar, Geografia/Meio Ambiente, Educação Física...). https://orcid.org/0000-0001-5349-6802.

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Publiée

2022-07-05

Comment citer

Diógenes Andrade, R. ., & Santos, G. C. S. (2022). EXPERIÊNCIA FORMATIVA DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA E IMPLICAÇÕES AO ENSINO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. Revista Brasileira De Alfabetização, (17). https://doi.org/10.47249/rba2022615

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ
Reçu dans 2022-04-30
Accepté en 2022-06-27
Publié dans 2022-07-05