Português
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022616Keywords:
Literary education. Literary literacy. Reading strategies. Introduction to teaching. Initial formation.Abstract
The article reports the experience of the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation and the Pedagogical Residency of the Pedagogy course at the Federal University of Jataí, which took place with theoretical-practical training and mediation of literary reading for elementary school children from two municipal schools in Jataí/ GO Starting from pedagogical actions, diagnosis and feedback forms, and feedback from Basic Education teachers about the actions developed, the results point to benefits such as expansion of prior knowledge about classic literary works and authors, in addition, scholarship scholars understand the importance from reading mediation for the establishment of bonds and human formation, reading comprehension and effective participation in written culture.
Metrics
References
ANDERSEN, Hans Christian. A pequena vendedora de fósforos. In: Contos de fadas - edição comentada e ilustrada. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 294-299.
ANDERSEN, Hans Christian. O patinho feio. In: Contos de fadas - edição comentada e ilustrada. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 305-317.
BAJARD, Élie. A descoberta da língua escrita. São Paulo: Cortez, 2012. 128 p.
CÂNDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 4. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 2011, p. 169-191.
DOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlati; SILVA, Kenia Adriana de Aquino Modesto; SOUZA, Renata Junqueira de Souza. Pibid, Pibic e a poesia de Vinícius de Moraes. BARROS-MENDES, Adelma et. al (orgs.). Anais do IV Congresso Brasileiro de Alfabetização. Belo Horizonte, v. 1, p. 937-947, ago de 2019. Disponível em: www.abalf.org.br/_files/ugd/64d1da_1399aa84646144719880e3dd9a326d5d.pdf Acessado em:18 de jul 2021.
FATIMA, Ana. As tranças de minha mãe. Ilustrações Quezia Silveira. São Paulo: Uirapuru, 2018, 32 p.
GAUTHIER, Clermont. Ensinar: ofício estável, identidade profissional vacilante. In: SILVA, Marilda da (org). Pedagogia cidadã: cadernos de formação: caderno de didática. São Paulo: UNESP, Pró-reitoria de Graduação, 2003. 268 p.
GRIMM, Jacob e Wilhelm. A Bela Adormecida. In: Contos de fadas - edição comentada e ilustrada. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 110-119.
GRIMM, Jacob e Wilhelm. Chapeuzinho Vermelho. In: Contos de fadas - edição comentada e ilustrada. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 33-43.
GRIMM, Jacob e Wilhelm. João e Maria. In: Contos de fadas - edição comentada e ilustrada. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 60-73.
JACOBS, Joseph. João e o pé de feijão. In: Contos de fadas - edição comentada e ilustrada. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 147-159.
JACOBS, Joseph. A história dos três porquinhos. In: Contos de fadas - edição comentada e ilustrada. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 218-223.
LOBATO, Monteiro. Lobisomem. In: LOBATO, Monteiro. O saci. São Paulo: Globo, 2007, p. 52-53.
LOBATO, Monteiro. Medo de saci. In: LOBATO, Monteiro. O saci. São Paulo: Globo, 2007, p. 19-21.
LOBATO, Monteiro. Dom Quixote das crianças. 16. ed. São Paulo: Brasiliense, 2002, 147 p.
MARCELO GARCÍA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999, 272 p.
MODESTO-SILVA, Kenia Adriana de Aquino et. al. Contar e encantar: técnicas de contação de histórias e as estratégias de leitura na educação infantil. In: FEBA, Berta Lúcia Tagliari; SOUZA, Renata Junqueira de. (orgs.). Práticas de leitura literária na primeira infância. Presidente Prudente: Editora Educação Literária, 2020. 136 p.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. A “Política Nacional de Alfabetização” (BRASIL, 2019): uma “guinada” (ideo)metodológica para trás e pela direita. Revista Brasileira de Alfabetização - Abalf. Belo Horizonte, v. 1, b. 10 (Edição Especial), p. 26-31, jul/dez 2019. Disponível em: www.https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/348 Acessado em 19 jul. 2021.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Uma proposta para o próximo milênio: o pensamento interacionista sobre alfabetização. Presença Pedagógica, v. 5, n. 29, p. 21-28, set./out.1999.
MUNIZ, Flávia. O jogo do pega-pega. São Paulo: FTD, 2012, 32 p.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/?format=pdf&lang=pt Acessado em: 27 abr. 2022.
RADINO, Glória; OLIVEIRA, Maria Lúcia de. Os contos de fadas na alfabetização. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v. 5, 2017. DOI: 10.26673/tes.v5i0.9503. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9503. Acesso em: 15 abr. 2021.
SEUSS, Dr. Como o Grinch roubou o natal. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2017, 64 p.
SHULMAN, Lee S. Those Who Understand: kwowledge growth in teaching. Educational Researcher, p. 4-14, 1986. Disponível em: http://www.fisica.uniud.it/URDF/masterDidSciUD/materiali/pdf/Shulman_1986.pdf. Acesso em: 13 out. 2011.
SHULMAN, Lee S. Knowledge and Teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 57 (1), 1987, p. 1-22.
SCIESZKA, Jon. A verdadeira história dos três porquinhos: por A. Lobo. Tradução Pedro Maia. Ilustrações Lane Smith. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005, 32 p.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2018. 384 p.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Tradução de Cláudia Schilling. Porto Alegre: ArtMed, 1998, 194 p.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes & formação profissional. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. 325 p.
TRAVASSOS, Sonia. Lobato e escola: mediando a leitura de um clássico. In: LIMA, Maria do Socorro Lucena et. al (orgs.). Didática e prática de ensino na relação com a escola. Fortaleza: EdUECE, 2014. p. 2759-2771.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepted 2022-06-18
Published 2022-07-05