A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA PERSPECTIVA DOS TEÓRICOS DA ALFABETIZAÇÃO

Authors

  • Ricardo Luiz Bittencourt Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Nazaré Nunes Barbosa Cesa Instituto Federal Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023688

Keywords:

Alfabetização. PNA. BNCC

Abstract

A alfabetização é de extrema importância para construção social do indivíduo; espaço de excelência em que a criança dá os primeiros passos em direção a uma sociedade letrada. Logo, atentar-se para os fatores que influenciam neste processo é primordial. Diante disso, este artigo teve como objetivo analisar a Política Nacional de Alfabetização (PNA) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na perspectiva de teóricos da alfabetização, como: Soares (2004, 2005, 2016, 2019, 2020); Dangió e Martins (2018); Dehaene (2012, 2013); Lemle (2009); Mortatti(2006); Scliar-Cabral (2012), entre outros necessários para a completude da pesquisa. Como metodologia utilizou-se abordagem qualitativa com fundamentos na Revisão de Literatura e na Pesquisa Documental.  Analisou-se os tópicos: concepção, método e tempo de alfabetização defendidos pelos dois documentos, estabelecendo paralelo com teóricos que embasaram o trabalho.  A análise apontou que há divergências quanto à concepção e também ao método de alfabetização adotados, porém, quanto ao tempo de alfabetização, os documentos concordam que o processo formal deve iniciar no 1º ano do Ensino Fundamental e pode acontecer até o 2º ano. Ainda, ambos ressaltam a importância da Educação Infantil para o desenvolvimento das habilidades necessárias à aprendizagem da leitura e da escrita.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Nazaré Nunes Barbosa Cesa, Instituto Federal Catarinense

Master in Linguistics from the Federal University of Santa Catarina

References

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA: Política

Nacional de Alfabetização, 2019.

CARVALHO, G. T. Grafema. Glossário Ceale. Minas Gerais. s/d. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/grafema. Acesso em: 05 jul.2022.

DANGIÓ, M.C.S; MARTINS, L. M. A alfabetização sob o enfoque histórico-crítico: contribuições didáticas. Campinas-SP: Autores Associados, 2018.

DEHAENE, S. A atividade da leitura modifica as redes corticais da visão e da linguagem verbal. Letras de hoje, Porto Alegre, PUC-RS. Vol.48, n.1, p. 148-152. Jan./mar. 2013.

FONTES, F. C. O. et al., Alfabetização de crianças: dos métodos à alfabetização em uma perspectiva de letramento. Anais V FIPED. Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/3639>. Acesso em: 03 de jan. 2022.

LEAL, T.F. Concepção de alfabetização em documentos curriculares: comparação Brasil Argentina. Revista Linhas. Florianópolis, v. 23, n. 51, p. 160-189, jan./abr. 2022.

LEMLE, M. Guia Teórico do Alfabetizador. 17. ed. São Paulo: Ática, 2009.

MACEDO, M.S A.N.; ALMEIDA, A.C.; TIBÚRCIO, A.P.A. Práticas de alfabetização com crianças de seis anos no ensino fundamental: diferentes estratégias, diferentes concepções. Cad. Cedes, Campinas, v. 37, n. 102, p. 219-236, maio-ago., 2017.

MACIEL, F. I. P . Política Nacional de Alfabetização é analisada em II Fórum Mineiro de Alfabetização. Anais do II Fórum Mineiro de Alfabetização. Faculdade de Educação da

UFMG no dia 3 de dezembro de 2019. Disponível em:

<http://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/politica-nacional-de-alfabetizacao-e-analisada-em-iiforum-mineiro-de-alfabetizacao.html>. Acesso em 12 de jan. de 2022.

MONTEIRO, M. S. A concepção de Alfabetização na Política Nacional de

Alfabetização/MEC/2019. In: Revista Brasileira de Alfabetização-ABAlf, v.1, n. 10,

Edição Especial, 2019.

MORTATTI, M.R.L. História Dos Métodos De Alfabetização No Brasil. (2006). Disponível:<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/alf_mortattihisttextalfbbr.pdf> Acesso: 23 de fev. de 2022.

NUNES, D.P.A. Língua Portuguesa – Letramento. In: TIERNO, G. A Criança de 6 anos: reflexões e Práticas. São Paulo: Editora Meca, 2008.

SCLIAR- CABRAL . L. A desmistificação do Método Global. Letras de Hoje. Porto Alegre: PUC-RS, v. 48, n.1, p. 6-11, jan.mar. 2013b.

SILVA, S. C. O.; ARRUDA, S. C.; LEAL, T. F. Professores alfabetizadores: o que dizem e o que Fazem. Educação em Foco (Juiz de Fora). , v.18, p.243 - 268, 2013.

SILVA, E. T. et al (Org.). Alfabetização no Brasil: questões e provocações da atualidade. Campinas: Autores Associados, 2007.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. Abr. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/89tX3SGw5G4dNWdHRkRxrZk/abstract/?lang=pt. Acesso em: jun. 2022.

___________ . Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2005.

___________ . Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo, SP: Contexto, 2016.

___________ . Educadoras comentam a Cartilha da Política Nacional de Alfabetização. 2019. Disponível em: https://www.cenpec.org.br/tematicas/ educadoras-comentam-cartilha-do-programa-nacional-de-alfabetizacao. Acesso em: 28. fev. 2022.

___________ . Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo, SP: Contexto, 2020.

DEHAENE, S. Como o cérebro da criança aprende a ler na alfabetização?, Youtube, 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BmRDFaBYlWs. Acesso em: 21 de jan.2022.

Published

2023-12-04

How to Cite

Bittencourt, R. L., & Nunes Barbosa Cesa, N. . (2023). A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA PERSPECTIVA DOS TEÓRICOS DA ALFABETIZAÇÃO. Revista Brasileira De Alfabetização, (21), 1–17. https://doi.org/10.47249/rba2023688

Issue

Section

ARTIGOS
Received 2023-03-10
Accepted 2023-10-30
Published 2023-12-04