FORMAÇÃO CONTINUADA DE REDE DE PROFESSORES ALFABETIZADORES

UM ESTUDO SOBRE O PROJETO ALFALETRAR

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023715

Keywords:

Alfabetização e Letramento. Formação Contínua. Formação Continuada de Rede. Formação de Professores Alfabetizadores. Programas Educacionais.

Abstract

The present text presents data from a bibliographic and documental research on a network continued education project developed in the municipality of Lagoa Santa/MG. This project, called the Alfaletrar Project, is the result of a partnership between the Municipal Department of Education of Lagoa Santa (MG) and the emeritus professor of the School of Education of the Federal University of Minas Gerais (UFMG), Magda Becker Soares, whose objective is to promote the continuing education of literacy teachers, with a view to the professional development of the teachers. The theoretical discussion is based on Garcia (1999), Imbernón (2006, 2009), Gatti et al (2019) and Soares (2004,2014, 2021). The analyses highlighted relevant data to examine the field of literacy teacher education.

Metrics

Metrics Loading ...

References

BRASIL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Brasília: MEC, 2010.

BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm . Acesso em: 06 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Guia Geral do Programa de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental – Pró-letramento. Brasília, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa. Brasília, DF. 2013. Disponível em: http://www.pacto.proex.ufu.br/sites/pacto.proex.ufu.br/files/files/pacto_livreto_manual.pdf. Acesso em: 12 fev. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Pisa 2018 revela baixo desempenho escolar em Leitura, Matemática e Ciências no Brasil. Brasília, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/83191-pisa-2018-revela-baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no brasil#:~:text=Leitura%20%E2%80%93%20Cerca%20de%2050%25%20dos,escolariza%C3%A7%C3%A3o%20de%20profici%C3%AAncia%20em%20Leitura. Acesso em: 09 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa de Formação de Professores Alfabetizadores- PROFA –, Guia do Formador, mod.I , Brasília: MEC/ SEF, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

CASSIANO, Janair ; ARAÚJO, Eliana Pereira. O Projeto Alfaletrar na Rede Municipal de Lagoa Santa – MG: elementos centrais. Práxis Educativa , Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 1-19, set./dez. 2018.

DAVIS, Cláudia Leme Ferreira; NUNES, Maria Muniz Rossa; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri; SILVA, Ana Paula Ferreira da; SOUZA, Juliana Cedro de. Formação continuada de professores: uma análise das modalidades e das práticas em estados e municípios brasileiros. Estudos &Pesquisas Educacionais - Fundação Victor Civita. v. 2. nov. 2011.

DUARTE, Joaquina Roger Gonçalves. Formação continuada de rede : um estudo de caso da formação de professores no município de Lagoa Santa. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 147 p. 2013.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999.

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2006.

IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez Editora, 2009.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), 2021. Brasília: MEC, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb/resultados. Acesso em: 05 jul. 2023.

LAGOA SANTA. Projeto Alfaletrar: ler e escrever, um direito de toda criança. Lagoa Santa, 2015.

MONTEIRO, Sara Mourão; MACIEL, Francisca Izabel Pereira. Formação docente, avaliação e prática pedagógica - questões debatidas em pesquisas acadêmicas produzidas no âmbito do Projeto Alfaletrar. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, set./dez. 2018.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e o trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

OCDE. A educação no Brasil: uma perspectiva internacional. Tradução: Todos pela Educação. São Paulo, 2021. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2021/06/A-Educacao-no-Brasil_uma-perspectiva-internacional.pdf. Acesso em 1 jun. 2023.

OLIVEIRA, Marília Villela. Formação continuada de professores alfabetizadores: o PNAIC e seus impactos. Revista Brasileira de Alfabetização. Belo Horizonte, v. 1, n. 8, p. 193-208, jul./dez. 2018.

PEREIRA, Juliana Storino. Alfabetização de crianças da rede municipal de ensino do município de Lagoa Santa – MG: um estudo longitudinal. 2013. 122f. Dissertação (Mestrado em educação) – Universidade Federal de Minas Gerais (Faculdade de Educação, UFMG), Belo Horizonte.

RODRIGUES, Marta Maria Assumpção. Políticas Públicas. São Paulo: Publifolha, 2010.

SANTOS, Sônia Regina Mendes. A rede nacional de formação continuada de professores, o pró-letramento e os modos de “formar” os professores. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.3, n.2, p.143-148 , jul.-dez. 2008.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo, SP: Cortez, 2007.

SILVA, Maria das Graças Gonçalves da. Formação continuada do professor alfabetizador proposta pelo PNAIC: o papel do orientador de estudo no processo formativo. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 197 p, 2015.

SOARES, Magda Becker. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2021.

SOARES, Magda Becker; SOARES, Francisco. Diagnóstico da aprendizagem da leitura: a experiencia em Lagoa Santa (MG). Observatório da implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio, 2022. Disponível em: https://observatorio.movimentopelabase.org.br/a-experiencia-de-avaliacao-da-alfabetizacao-em-escala-de-lagoa-santa-em-minas-gerais/. Acesso em: 05 jul. 2023

SOARES, Magda Becker. Formação de rede: uma alternativa de desenvolvimento profissional de alfabetizadores/as. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 146-173, dez. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i2.294.

SOARES, Magda Becker. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, 2004, n. 25, p. 5-17. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000100002>. Acesso em 20 out. 2022.

UNESCO. Reimaginar nossos futuros juntos : um novo contrato social para a educação. Brasília: UNESCO, 2022. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381115. Acesso em 02 jun. 2023.

Published

2023-09-07

How to Cite

FORMAÇÃO CONTINUADA DE REDE DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: UM ESTUDO SOBRE O PROJETO ALFALETRAR . (2023). Revista Brasileira De Alfabetização, (20), 1–14. https://doi.org/10.47249/rba2023715
Received 2023-06-11
Accepted 2023-07-19
Published 2023-09-07