LITERATURA E SUA FUNÇÃO FORMATIVA NO DESENVOLVIMENTO DE MATURAÇÃO DO INFANTE
CONSIDERAÇÕES FENOMENOLÓGICAS SOBRE A NARRATIVA DE JULIÁN É UMA SEREI, DE JESSICA LOVE
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2024796Keywords:
Literatura; Subjetividade; Emancipação; Fenomenologia; Imaginação.Abstract
Este trabalho considera o efeito bastante significativo que a literatura para crianças e jovens pode assumir nos sistemas de percepção do indivíduo e na formação humana, além de ter especial função formativa nos estágios iniciais do desenvolvimento. Por isso, é necessário possibilitar espaços para que os alunos entrem em contato com literaturas que trazem questões subjetivas e falam sobre temas que são relevantes na construção de uma sociedade humana e empática em suas relações, por exemplo, temáticas a respeito da sexualidade para os infantes. Nesse sentido, a partir da análise do livro Julián é uma sereia, de Jessica Love, será apresentada uma ideia na perspectiva metodológica da fenomenologia sobre a emancipação do imaginário da criança, tanto do personagem em questão quanto do leitor objetivo da obra, no sentido de possibilitar a ela a capacidade de imaginar a sua própria identidade sem interferências de normas estabelecidas socialmente referente ao corpo, ao gênero e a sexualidade.
Metrics
References
ALMEIDA, Rogério de. O Criador de mitos: imaginário e educação em Fernando Pessoa. São Paulo: Educ, 2011.
BACHELARD, Gaston. Os devaneios voltados para a infância. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1988, p. 93-137.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. 1ª reimpressão da 4ª edição de 2004. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2006.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 32 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A contribuição da fenomenologia à educação. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani & CAPPELLETTI, Isabel Franchi. (orgs.). Fenomenologia uma visão abrangente da educação. São Paulo: Olho d’água, 1999.
BUTLER, Judith. (2012). Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. São Paulo, SP: Civilização Brasileira.
CANDIDO, Antônio. A literatura e formação do homem. In: Textos de Intervenção. São Paulo: Duas Cidades / Editora 34, 2002.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: texto-análise-didática. 1. ed. São Paulo:Moderna, 2000.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum/ Antoine Compagnon; tradução de Cleonice Paes Barreto Mourão. — Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.
CORAZZA, Sandra Mara. História da infantilidade: a vida, a morte e mais valia de uma infância sem fim. 1998. 619f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998.
DELEUZE, Gilles. Crítica e Clínica. São Paulo: Editora 34, 1997.
FINI, Maria, Inês. Sobre a Pesquisa Qualitativa em Educação que tem a Fenomenologia como suporte. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; ESPÓSITO, Vitória Helena Cunha. Pesquisa Qualitativa em Educação. 2ª Ed. Revista. Editora UNIMEP, 1997. Pág. 23 – 33.
FIRMINO, Flávio Henrique.; PORCHAT, Patrícia. Feminismo, identidade e gênero em Judith Butler: apontamentos a partir de “problemas de gênero”. Doxa: Rev. Bras. Psicol. Educ., Araraquara, v.19, n.1, p. 51-61, jan./ jun. 2017. ISSN: 1413-2060.
FIUZA, Marina Miranda. Ascensão do olhar: Aproximação entre fenomenologia e literatura. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. São Paulo, 2011.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Trad. de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 23 ed. São Paulo: Loyola, 2013b.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São
Paulo: Cortez, 2003.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guaracira Lopes Louro. 9. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
HOOKS, bell. Olhares negros: raça e representação. Tradução de Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2019. 356 p.
LOVE, Jessica. Julián é uma sereia. Tradução de Bruna Beber, 1. ed., São Paulo: Boitatá, 2021.
LINN, Susan. Em defesa do faz de conta. Tradução: Débora Guimarães Isidoro. Rio de Janeiro: BestSeller, 2010.
MACHADO, Ana Maria. Palavras para Saúde. In: Anais do I Seminário Nacional Saúde e Leitura: Qualidade de Vida para a Criança e o Jovem. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004.
MENDONÇA, Amanda André de. Religião na Escola: Registros e Polêmicas na Rede Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 125 p. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Conversas - 1948. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes,
MICHAUD, Yves. A violência. São Paulo: Ática, 2001.
MIRANDA, Débora Brasil. Princesas de contos de fadas e crianças negras: racismo, estética e subjetividade. 2010. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) –Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, 2010.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação (Cabral, A.; Oiticica, C.M., Trad.). 2a Ed. Rio de Janeiro: Zahar; Brasília: INL. 370 p., 1975.
PIAGET, Jean. O desenvolvimento do pensamento. Equilibração das estruturas cognitivas (Figueiredo, A., Trad.). Lisboa: Publicações Dom Quixote. 227 p., 1977.
PIOVESAN, Josieli; OTTONELLI, Juliana Cerutti; BORDIN, Juliana Basso; PIOVESAN, Laís. Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem [recurso eletrônico]. Josieli Piovesan ... [et al.]. 1. ed. – Santa Maria, RS : UFSM, NTE, 2018. 1 e-book.
SILVA, Aline Luiza da. Trajetória da literatura infantil: da origem histórica e do conceito mercadológico ao caráter pedagógico na atualidade. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM. v. 2 - n. 2 - jul/dez - 2009.
VIGOTSKI, Lev Semionovich. A questão do meio na pedologia (M. P. Vinha, trad.). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.2010. (Trabalho original publicado em 1935).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepted 2024-06-18
Published 2024-10-07