LITERATURA E SUA FUNÇÃO FORMATIVA NO DESENVOLVIMENTO DE MATURAÇÃO DO INFANTE

CONSIDERAÇÕES FENOMENOLÓGICAS SOBRE A NARRATIVA DE JULIÁN É UMA SEREI, DE JESSICA LOVE

Authors

  • Thiago Corrêa Universidade Federal de Ouro Preto https://orcid.org/0009-0001-0053-4702
  • Rodrigo Corrêa Martins Machado Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2024796

Keywords:

Literatura; Subjetividade; Emancipação; Fenomenologia; Imaginação.

Abstract

Este trabalho considera o efeito bastante significativo que a literatura para crianças e jovens pode assumir nos sistemas de percepção do indivíduo e na formação humana, além de ter especial função formativa nos estágios iniciais do desenvolvimento. Por isso, é necessário possibilitar espaços para que os alunos entrem em contato com literaturas que trazem questões subjetivas e falam sobre temas que são relevantes na construção de uma sociedade humana e empática em suas relações, por exemplo, temáticas a respeito da sexualidade para os infantes. Nesse sentido, a partir da análise do livro Julián é uma sereia, de Jessica Love, será apresentada uma ideia na perspectiva metodológica da fenomenologia sobre a emancipação do imaginário da criança, tanto do personagem em questão quanto do leitor objetivo da obra, no sentido de possibilitar a ela a capacidade de imaginar a sua própria identidade sem interferências de normas estabelecidas socialmente referente ao corpo, ao gênero e a sexualidade.

Metrics

Metrics Loading ...

References

ALMEIDA, Rogério de. O Criador de mitos: imaginário e educação em Fernando Pessoa. São Paulo: Educ, 2011.

BACHELARD, Gaston. Os devaneios voltados para a infância. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1988, p. 93-137.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. 1ª reimpressão da 4ª edição de 2004. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2006.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 32 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A contribuição da fenomenologia à educação. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani & CAPPELLETTI, Isabel Franchi. (orgs.). Fenomenologia uma visão abrangente da educação. São Paulo: Olho d’água, 1999.

BUTLER, Judith. (2012). Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. São Paulo, SP: Civilização Brasileira.

CANDIDO, Antônio. A literatura e formação do homem. In: Textos de Intervenção. São Paulo: Duas Cidades / Editora 34, 2002.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: texto-análise-didática. 1. ed. São Paulo:Moderna, 2000.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum/ Antoine Compagnon; tradução de Cleonice Paes Barreto Mourão. — Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

CORAZZA, Sandra Mara. História da infantilidade: a vida, a morte e mais valia de uma infância sem fim. 1998. 619f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998.

DELEUZE, Gilles. Crítica e Clínica. São Paulo: Editora 34, 1997.

FINI, Maria, Inês. Sobre a Pesquisa Qualitativa em Educação que tem a Fenomenologia como suporte. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; ESPÓSITO, Vitória Helena Cunha. Pesquisa Qualitativa em Educação. 2ª Ed. Revista. Editora UNIMEP, 1997. Pág. 23 – 33.

FIRMINO, Flávio Henrique.; PORCHAT, Patrícia. Feminismo, identidade e gênero em Judith Butler: apontamentos a partir de “problemas de gênero”. Doxa: Rev. Bras. Psicol. Educ., Araraquara, v.19, n.1, p. 51-61, jan./ jun. 2017. ISSN: 1413-2060.

FIUZA, Marina Miranda. Ascensão do olhar: Aproximação entre fenomenologia e literatura. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. São Paulo, 2011.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Trad. de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 23 ed. São Paulo: Loyola, 2013b.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São

Paulo: Cortez, 2003.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guaracira Lopes Louro. 9. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

HOOKS, bell. Olhares negros: raça e representação. Tradução de Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2019. 356 p.

LOVE, Jessica. Julián é uma sereia. Tradução de Bruna Beber, 1. ed., São Paulo: Boitatá, 2021.

LINN, Susan. Em defesa do faz de conta. Tradução: Débora Guimarães Isidoro. Rio de Janeiro: BestSeller, 2010.

MACHADO, Ana Maria. Palavras para Saúde. In: Anais do I Seminário Nacional Saúde e Leitura: Qualidade de Vida para a Criança e o Jovem. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004.

MENDONÇA, Amanda André de. Religião na Escola: Registros e Polêmicas na Rede Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 125 p. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Conversas - 1948. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes,

MICHAUD, Yves. A violência. São Paulo: Ática, 2001.

MIRANDA, Débora Brasil. Princesas de contos de fadas e crianças negras: racismo, estética e subjetividade. 2010. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) –Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, 2010.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação (Cabral, A.; Oiticica, C.M., Trad.). 2a Ed. Rio de Janeiro: Zahar; Brasília: INL. 370 p., 1975.

PIAGET, Jean. O desenvolvimento do pensamento. Equilibração das estruturas cognitivas (Figueiredo, A., Trad.). Lisboa: Publicações Dom Quixote. 227 p., 1977.

PIOVESAN, Josieli; OTTONELLI, Juliana Cerutti; BORDIN, Juliana Basso; PIOVESAN, Laís. Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem [recurso eletrônico]. Josieli Piovesan ... [et al.]. 1. ed. – Santa Maria, RS : UFSM, NTE, 2018. 1 e-book.

SILVA, Aline Luiza da. Trajetória da literatura infantil: da origem histórica e do conceito mercadológico ao caráter pedagógico na atualidade. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM. v. 2 - n. 2 - jul/dez - 2009.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. A questão do meio na pedologia (M. P. Vinha, trad.). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.2010. (Trabalho original publicado em 1935).

Published

2024-10-07

How to Cite

Corrêa, T., & Corrêa Martins Machado, R. . (2024). LITERATURA E SUA FUNÇÃO FORMATIVA NO DESENVOLVIMENTO DE MATURAÇÃO DO INFANTE: CONSIDERAÇÕES FENOMENOLÓGICAS SOBRE A NARRATIVA DE JULIÁN É UMA SEREI, DE JESSICA LOVE. Revista Brasileira De Alfabetização, (22), 1–13. https://doi.org/10.47249/rba2024796

Issue

Section

ARTIGOS
Received 2023-09-16
Accepted 2024-06-18
Published 2024-10-07