LITERATURA E SUA FUNÇÃO FORMATIVA NO DESENVOLVIMENTO DE MATURAÇÃO DO INFANTE

CONSIDERAÇÕES FENOMENOLÓGICAS SOBRE A NARRATIVA DE JULIÁN É UMA SEREI, DE JESSICA LOVE

Autores

  • Thiago Corrêa Universidade Federal de Ouro Preto https://orcid.org/0009-0001-0053-4702
  • Rodrigo Corrêa Martins Machado Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2024796

Palavras-chave:

Literatura; Subjetividade; Emancipação; Fenomenologia; Imaginação.

Resumo

Este trabalho considera o efeito bastante significativo que a literatura para crianças e jovens pode assumir nos sistemas de percepção do indivíduo e na formação humana, além de ter especial função formativa nos estágios iniciais do desenvolvimento. Por isso, é necessário possibilitar espaços para que os alunos entrem em contato com literaturas que trazem questões subjetivas e falam sobre temas que são relevantes na construção de uma sociedade humana e empática em suas relações, por exemplo, temáticas a respeito da sexualidade para os infantes. Nesse sentido, a partir da análise do livro Julián é uma sereia, de Jessica Love, será apresentada uma ideia na perspectiva metodológica da fenomenologia sobre a emancipação do imaginário da criança, tanto do personagem em questão quanto do leitor objetivo da obra, no sentido de possibilitar a ela a capacidade de imaginar a sua própria identidade sem interferências de normas estabelecidas socialmente referente ao corpo, ao gênero e a sexualidade.

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

Corrêa, T., & Corrêa Martins Machado, R. . (2024). LITERATURA E SUA FUNÇÃO FORMATIVA NO DESENVOLVIMENTO DE MATURAÇÃO DO INFANTE: CONSIDERAÇÕES FENOMENOLÓGICAS SOBRE A NARRATIVA DE JULIÁN É UMA SEREI, DE JESSICA LOVE. Revista Brasileira De Alfabetização, (22), 1–13. https://doi.org/10.47249/rba2024796

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2023-09-16
Aceito em 2024-06-18
Publicado em 2024-10-07