A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.154Palabras clave:
Alfabetização. Letramento. Intervenção psicopedagógica. Custo de alfabetização.Resumen
Este artigo constitui-se de uma pesquisa bibliográfica que parte da questão “Como a intervenção psicopedagógica pode auxiliar crianças com dificuldades de alfabetização?”. Os objetivos são revisar referenciais sócio-interacionistas sobre alfabetização, relacionando-os a alguns conceitos da psicologia cognitiva, e elaborar alternativas de intervenção psicopedagógica que possam auxiliar crianças com dificuldades de alfabetização. Além do sócio-interacionismo, foram considerados os modos de pensamento narrativo e lógico-cartesiano da psicologia cognitiva. As ideias de intervenção, baseadas nas modalidades propostas por Jorge Visca, partem desta teoria, da psicogênese e da consciência fonológica.Métricas
Citas
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes
Médicas, 1985.
GODOY, Elena; SENNA, Luiz Antônio Gomes. Psicolinguística e Letramento. Curitiba:
InterSaberes, 2012.
MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
GOLBERT, Clarissa Seligman. A evolução psicolinguística e suas implicações na
alfabetização: teoria – avaliação – reflexões. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.
SOARES, Magda; BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Cadernos do Professor: alfabetização
e letramento. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de
Educação. Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, Apr. 2004. Disponível em< http://www.scielo.
br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf >. Acesso em: 18 abr. 2015.
VISCA, Jorge. Clínica psicopedagógica: epistemologia convergente. Porto Alegre: Artes
Médicas,1985.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceptado 2017-07-03
Publicado 2017-07-03