PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS ENTRE O EDUCAR E O CUIDAR
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2017.v1.192Palabras clave:
Educação infantil. Linguagem escrita. Produção de textos.Resumen
Este texto é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo analisar práticas de produção de textos numa classe de crianças de cinco anos da educação infantil. Considera que a apropriação da linguagem escrita é uma forma de experiência histórica e cultural que se inicia desde os primeiros anos de vida da criança por meio de diferentes linguagens e se potencializa nas experiências sociais mediadas pela palavra do outro. Discute as relações e os diálogos vivenciados entre as crianças, a professora e as pesquisadoras nos eventos de produção de textos, enfatizando as condições de produção e a materialidade resultante desse processo. Seleciona, para análise, as produções dirigidas para um destinatário e se fundamenta na perspectiva bakhtiniana de linguagem. Conclui que a linguagem escrita faz parte da vida das crianças e a produção de textos, como prática pedagógica, proporciona diálogos entre o educar e o cuidar nas salas de atividades da educação infantil.Métricas
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
BRASIL. Política Nacional de Educação Infantil. MEC/SEF. Coordenação de Educação Infantil. Brasília, 1994.
GÓES, Margarete Sacht. As relações entre desenho e escrita no processo de apropriação da linguagem escrita. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
GONTIJO, Cláudia Maria M. A escrita infantil. São Paulo: Autores Associados, 2008.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Trad. Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 1986.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceptado 2017-11-29
Publicado 2017-11-29