O PAPEL DA EDUCOMUNICAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022517Palabras clave:
Educação, Ensino básico, Tecnologias digitaisResumen
As ferramentas tecnológicas e educomunicativas constituem-se como importantes aliadas dos professores para proporcionar o ensino aos alunos, favorecendo mais caminhos nesse momento com tantas restrições. Desse modo, o objetivo deste estudo foi compreender o papel da educomunicação e das tecnologias digitais no contexto escolar no cenário de pandemia de Covid-19. A partir deste estudo foi possível verificar que, embora os avanços tecnológicos se tornaram possíveis no ensino e estão a dispor das escolas, muitos obstáculos emergem a partir disto como, por exemplo, o acesso a estas ferramentas por parte dos alunos e o despreparo, em muitas situações, de professores para manusear e extrair destas ferramentas o potencial para suas aulas. Embora existam esses obstáculos, é inegável o quanto a educomunicação e as tecnologias digitais podem ajudar as escolas a desenvolver um ensino com mais qualidade mesmo em um cenário tão delicado quanto este.
Métricas
Citas
AGUADED, Ignácio; LÓPEZ, Pablo Maraver; ALIAÑO, Angel Mojarro. Por uma nova Educação: experiências formativas com tecnologias e recursos para a educomunicação. In: ORTIZ, Felipe Chibás; SANTOS, Fernando de Almeida Santos (Org.). Gestão da Educação a Distância. Comunicação, Desafios e Estratégias. São Paulo: Editora Atlas, 2015.
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello (Org.). Ensino Híbrido. Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BEHAR, Patrícia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Jornal da Universidade, 6 de julho de 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 25 mar. 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
BRASIL. Decreto Nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso em 21 mar. 2021.
BRITO, Marcela Cristiane Ribeiro; SENRA, Ronaldo Eustáquio Feitoza; LUIZ, Thiago Cury. Educomunicação na pandemia. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68482. Acesso em: 30 mar. 2021.
BUENO, José Lucas Pedreira; GOMES, Marco Antônio de Oliveira. Uma análise Histórico-crítica da formação de Professores com tecnologias de informação e comunicação. Revista Cocar Belém, vol. 5, n. 53, 2011.
CETIC-BR, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação; NIC-BR, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto; CGI-BR, Comitê Gestor da Internet no Brasil. Painel TIC COVID-19: pesquisa sobre o uso da internet no Brasil durante a pandemia do novo Coronavírus. 1a. ed., ago. 2020. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20200817133735/painel_tic_covid19_1edicao_livro%20eletr%C3%B4nico.pdf. Acesso em: 05 mar. 2021.
CORTES, Tanisse Paes Bóvio Barcelos; MARTINS, Analice de Oliveira; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de. Educação midiática, educomunicação e formação docente: parâmetros dos últimos 20 anos de pesquisas nas bases Scielo e Scopus. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 34, e200391, 2018. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100183&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 29 mar. 2021.
COSTA, Douglas Geraldo. Tecnologias digitais da informação e comunicação aplicadas à educação: análise pedagógica de jogos digitais. Dissertação de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas. UFVJM. 187 f. 2016.
COSTA, Sandra Beatriz Silva da; GHISLENI, Taís Steffenello; CARLESSO, Janaína Pereira Pretto. Educomunicação na escola: narrativa de uma experiência pedagógica. Disciplinarum Scientia. Série: Ciências Humanas, Santa Maria, v. 21, n. 1, p. 25-34, 2020.
DEMO, Pedro. Educação hoje: “novas” tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, 2009.
ESCUDERO, Camila. Educomunicação e interculturalidade como propostas para acolhida, adaptação e integração de crianças imigrantes no ambiente escolar. PragMATIZES - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura, Niterói/RJ, ano 11, n.20, p.219-235, março 2021.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 4. ed. Tradução Rosisca Darcy de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GÓMES, Guillermo Orozco. Educomunicação: Recepção midiática, aprendizagem e cidadania. São Paulo: Paulinas, 2014.
GOMES, Pedro Gilberto. Midiatização: um conceito, múltiplas vozes. Rev Famecos (Online). Porto Alegre, v. 23, n. 2, maio, junho, julho e agosto de 2016.
HACK, Josias Ricardo. Introdução à educação à distância. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011.
IFCE. Orientações pedagógicas para atividades remotas de ensino remoto. Disponível em: https://ifce.edu.br/aracati/arquivosdiversos/copy_of_OrientacoesparaasatividadesdeEnsinoRemoto.pdf. Acesso em: 25 mar 2021.
IFPR. Ead, ensino híbrido e ensino remoto emergencial: perspectivas metodológicas. Disponível em: https://reitoria.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2020/09/EaD-Ensino-Hibrido-e-Ensino-Didatico-Emergencial.pdf. Acesso em: 25 mar 2021.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. 9ª ed. Campinas: Papirus, 2012.
MARTÍN-BARBERO, Jesus. A comunicação na Educação. São Paulo: Contexto, 2014.
MORAES, Cláudia Herte de, et al. Educomunicação em tempos de crise: adaptação de projetos no apoio ao ensino remoto. Revista Expressa Extensão, Pelotas, v. 26, n. 1, p. 17-30, Jan-Abr, 2021.
MORAN, José Manuel. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. In: YAEGASHI, Solange. Novas Tecnologias digitais: reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017, p. 23-35.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
NEVES, Miranilde Oliveira. A importância da investigação qualitativa no processo de formação continuada de professores: subsídios ao exercício da docência. Revista Fundamentos. v.2, n.1, 2015.
OLIVEIRA, Cristiano de Souza; GHISLENI, Taís Steffanello. Educomunicação: contribuição ao ensino e aprendizagem. Disciplinarum Scientia. Série: Ciências Humanas, Santa Maria, v. 21, n.2, p. 277-295, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/3651/2712. Acesso em: 26 mar. 2021.
PRETI, Oreste. Educação a distância: fundamentos e políticas/Oreste Preti. Cuiabá: Ed. EdUFMT, 2009.
RADDATZ, Vera Lucia Spacil; MASSMANN, Vanessa Laís Mallmann. Rádio na escola: comunicação e educação para a cidadania. Extensão em Foco, [S.l.], n. 4, dec. 2009. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/24879. Acesso em: 04 mar. 2021.
ROSSETO, Larissa Fernanda Domingues. Midiatização e a escola: proposta de uso das mídias em suportes digitais no ensino formal. In: X Conferência Brasileira de Mídia Cidadã e V Conferência Sul-Americana de Mídia Cidadã UNESP/FAAC. Bauru-SP, 22-24 de abril de 2015.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, Mauricio; PRANDINI, Paola Diniz. Educomunicação em tempos de COVID-19: um panorama acerca das lives da ABPEducom. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – VIRTUAL – 1º a 10 de Dezembro de 2020.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação e Educação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. In: APARICI, Roberto (org.) Educomunicação: para além do 2.0. 3ed. São Paulo: Paulinas, 2014.
YOSHIDA, Sorais. Quebra de padrões, modelos de ensino híbrido e as heranças da pandemia para a Educação. Revista Nova Escola. 2020. Disponível em: https://url.gratis/Xehav. Acesso em: 26 mar 2021.
ZAUITH, Gabriella; DAVANÇO, Ângelo Rogério; BARBIERI, Marisa Ramos. Oficina de fanzine: práticas de educomunicação com alunos da Casa da Ciência. Comunicação & Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 56-68, 2019. DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v24i1p56-68. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/150423. Acesso em: 20 mar. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceptado 2022-02-15
Publicado 2022-07-05