O PAPEL DA EDUCOMUNICAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Pedro Júlio de Castro Filho Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Amaurícia Lopes Rocha Brandão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Samiles Vasconcelos Cruz Benedito Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2022517

Palavras-chave:

Educação, Ensino básico, Tecnologias digitais

Resumo

As ferramentas tecnológicas e educomunicativas constituem-se como importantes aliadas dos professores para proporcionar o ensino aos alunos, favorecendo mais caminhos nesse momento com tantas restrições. Desse modo, o objetivo deste estudo foi compreender o papel da educomunicação e das tecnologias digitais no contexto escolar no cenário de pandemia de Covid-19. A partir deste estudo foi possível verificar que, embora os avanços tecnológicos se tornaram possíveis no ensino e estão a dispor das escolas, muitos obstáculos emergem a partir disto como, por exemplo, o acesso a estas ferramentas por parte dos alunos e o despreparo, em muitas situações, de professores para manusear e extrair destas ferramentas o potencial para suas aulas. Embora existam esses obstáculos, é inegável o quanto a educomunicação e as tecnologias digitais podem ajudar as escolas a desenvolver um ensino com mais qualidade mesmo em um cenário tão delicado quanto este.  

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Publicado

2022-07-05

Como Citar

Castro Filho , P. J. de ., Brandão , A. L. R., & Benedito , S. V. C. . (2022). O PAPEL DA EDUCOMUNICAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19. Revista Brasileira De Alfabetização, (17). https://doi.org/10.47249/rba2022517

Edição

Seção

ARTIGOS