POLÍTICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL

O QUE A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS, JOVENS, ADULTOS E IDOSOS TEM A VER COM ISSO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2021536

Palavras-chave:

Financiamento da educação; Política educacional; Alfabetização.

Resumo

O estudo, de natureza bibliográfica, problematiza as políticas de financiamento da educação básica no Brasil, abordando suas dimensões legal, socioeconômica e implicações para a alfabetização de crianças, jovens, adultos e idosos. Realiza-se um breve levantamento bibliográfico nos anais da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA) à luz da perspectiva teórico-metodológica crítico-dialética. Constata-se que, entre conquistas e retrocessos, o fundo público de financiamento da educação vem sendo bastante disputado, com fortes implicações no direcionamento da política educacional brasileira. Nesse contexto, o processo de alfabetização está implicado em fortes determinações históricas, culturais e socioeconômicas em um movimento político de rupturas, resistências e tensionamentos.

Biografia do Autor

Lourival José Martins Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor da UDESC -SC

 

Presidente da Associação Brasileira de Alfabetização. Professor Titular de Alfabetização do Departamento de Pedagogia, Programa de Pós-Graduação em Educação, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Coordenador do Programa Olhares - Saberes e Fazeres em Alfabetização, Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica e Coordenador de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina. Representante catarinense no FORPIBID/RP. Integrante do GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Estágio pós doutoral na Escola de Educação e Humanidades - PUC/PR. Atualmente realiza e orienta projetos de ensino, pesquisa e extensão com ênfase na formação docente e no processo de alfabetização de crianças, jovens, adultos e idosos em interface com as politicas educacionais e as práticas curriculares.

Fabricio Spricigo, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutorando e Mestre em Educação. Atua como Pedagogo na Educação Profissional, Científica e Tecnológica, lotado no Instituto Federal de Santa Catarina. Possui Especializações em Supervisão e Orientação Educacional, bem como em Metodologia e Prática Interdisciplinar do Ensino. É membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPED) e do Grupo de Pesquisa Didática e Formação Docente (NAPE/UDESC). Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais, Ensino e Formação, vinculado ao Doutorado em Educação da UDESC. 

https://orcid.org/0000-0002-3888-2243

 

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Publicado

2021-12-09

Como Citar

Martins Filho, L. J., & Spricigo, F. . (2021). POLÍTICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: O QUE A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS, JOVENS, ADULTOS E IDOSOS TEM A VER COM ISSO?. Revista Brasileira De Alfabetização, (15), 175–187. https://doi.org/10.47249/rba2021536

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