Entre a Alfabetização e o Letramento: o lugar da Lei 10.639/2003 nos livros didáticos da coleção Porta-Aberta Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2015.v1.54Palabras clave:
Alfabetização, Letramento, Lei 10.639/2003, Livro Didático, Porta Aberta Língua Portuguesa.Resumen
Este trabalho é parte integrante de pesquisa desenvolvida em livros didáticos do ciclo inicial de alfabetização (1º, 2º e 3º anos) da Coleção Porta-Aberta Língua Portuguesa, edição do ano de 2011, caracterizando-se, pois, do ponto de vista metodológico, como uma pesquisa documental. Tem como objetivo central de investigação compreender como a alfabetização e o letramento são inseridos no livro e como a Lei 10.639/2003 (Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.) está materializada no corpus mencionado, a partir de uma perspectiva teórico-metodológica vinculada ao pensamento de Claúdia Gontijo (2005) Alain Choppin (2004), de Kabengele Munanga (2005 e 2012), Nilma Lino Gomes (2010) e de Ana Célia da Silva (2001). Como resultados, esta pesquisa, por meio de evidências, revela que os livros ora mencionados possuem pouquíssimos textos em relação ao tema, sendo que, quando estes são inseridos nas produções, são meramente pretextos para o ensino gramatiqueiro e acartilhado sem uma visão crítica dos assuntos inerentes à afrobrasilidade.
Métricas
Citas
ALCÂNTARA, Regina Godinho de. As Relações Sons e Letras/Letras e Sons Em Livros Didáticos de Alfabetização (PNLD 2010): limitações e desafios ao encontro de uma abordagem discursiva de linguagem. 2014. 308 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós Graduação em Educação, Departamento de Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.
BORGES, Edson; MEDEIROS, Carlos Alberto; D'ADESKY, Jacques. Racismo, preconceito e intolerância. São Paulo: Atual, 2002.
BRASIL. Lei nº 10639, de 09 de janeiro de 2003. Lei no 10.639, de 9 de Janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em: 01 set. 2013
__________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Guia de Livros Didáticos PNLD 2013: Letramento e Alfabetização e Língua Portuguesa. 2013 Disponível em: www.fnde.gov.br/arquivos/category/125-guias?download=7370:pnld. Acesso em: 26 nov 2013.
CARPANEDA, Isabella Pessoa de Melo; BRAGANÇA, Angiolina Domancio. Porta Aberta: Língua Portuguesa 1° ano. São Paulo: Ftd, 2014. 275 p.
____________. Porta Aberta: Língua Portuguesa 2° ano. São Paulo: Ftd, 2014.b. 336p.
____________. Porta Aberta: Língua Portuguesa 3° ano. São Paulo: Ftd, 2014.c.352 p.
CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa. v. 30, n. 3, 2004, p. 549-566.
GERALDI, João Wanderley. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
GOMES, Nilma Lino. Diversidade Étnico-Racial, Inclusão e Equidade na Educação Brasileira: desafios, políticas e práticas. 2010. Disponível em: <http://www.anpae.org.br/iberolusobrasileiro2010/cdrom/94.pdf>. Acesso em: 01 maio 2014
GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. Alfabetização e a questão do letramento. Cadernos de Pesquisa em Educação PPGE.UFES, v. 1, p. 42-72, 2005.
MUNANGA, Kabengele (org). Superando o Racismo na escola. 2. ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino. O Negro no Brasil de Hoje. São Paulo: Global, 2006.
______________. Diversidade, etnicidade, identidade e cidadania. 2012. Disponível em: <http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/09/Palestra-Kabengele-DIVERSIDADEEtnicidade-Identidade-e-Cidadania.pdf>. Acesso em: 01 maio 2014
______________. Uma abordagem conceitual das nocões de raça, racismo, identidade e etnia. 2008. Disponível em: <https://www.ufmg.br/inclusaosocial/?p=59>. Acesso em: 07 jul. 2014
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Racismo no Brasil. São Paulo: Publifolha, 2001.
SILVA, Ana Célia da. Desconstruindo a discriminação do negro no livro didático. Salvador: Edufba, 2001. 94 p
SOARES, Magda Becker. As muitas facetas da alfabetização. In: Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2003. p. 13-27.
____________. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Disponível em: Acesso em 15abr. 2012.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceptado 2016-10-10
Publicado 2016-10-10