A ALFABETIZAÇÃO EM DISCURSO

UMA ANÁLISE DE ENUNCIADOS INSTITUCIONAIS BRASILEIROS

Autores/as

  • Adriana Ofretorio de Oliveira Martin-Martinez Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2022563

Palabras clave:

Alfabetização. Enunciado. Sentido. Análise do Discurso

Resumen

Reconhecendo a multiplicidade e os efeitos de sentidos dos discursos sobre a alfabetização nas práticas escolares em instituições brasileiras, o objetivo desse artigo é analisar a relação entre discursos de duas instituições importantes que promovem estudos, diálogos e orientações para a área: a primeira, o discurso do Ministério da Educação (MEC), com seu Novo Plano de Alfabetização (PNA) “Tempo de Aprender” e a segunda, a Associação Brasileia de Alfabetização (ABAlf), com suas manifestações a respeito da nova política de Alfabetização do governo federal. Cada uma dessas instituições ao defender um modo de se alfabetizar (o MEC o método fônico e a ABAlf a pluralidade de métodos) provoca um efeito de sentido, no qual os dois discursos ao mesmo tempo que se diferem se constituem.

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Publicado

2022-07-05

Cómo citar

Martin-Martinez, A. O. de O. . (2022). A ALFABETIZAÇÃO EM DISCURSO: UMA ANÁLISE DE ENUNCIADOS INSTITUCIONAIS BRASILEIROS. Revista Brasileira De Alfabetização, (17). https://doi.org/10.47249/rba2022563

Número

Sección

ARTIGOS
Recibido 2021-10-19
Aceptado 2022-02-15
Publicado 2022-07-05