A AUTONOMIA DOCENTE COMO FOCO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ALFABETIZAÇÃO
AINDA E SEMPRE UMA LUTA (DE CLASSES)
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022590Palabras clave:
Alfabetização, Formação de alfabetizadores, Autonomia docente, Humanização, Luta de classesResumen
O presente artigo polemiza o imperativo de continuidade imediata do trabalho educativo durante a pandemia de Covid-19 e destaca a importância da autonomia docente também neste momento histórico. Fundamentado no materialismo histórico-dialético, o trabalho centra a discussão em aspectos praxiológicos centralmente implicados nesse processo e na necessária (re)tomada da alfabetização como uma questão política, especialmente quando documentos oficiais e políticas públicas no país apontam para suposta neutralidade/cientificidade que seria basilar à definição de projetos educacionais e à escolha de métodos para os processos de alfabetização. A autonomia de alfabetizadores seria movimento de resistência e de possibilidade de manutenção do compromisso com a humanização e com a luta de classes.
Métricas
Citas
ASBAHR, Flavia S. F. Idade escolar e atividade de estudo: educação, ensino e apropriação dos sistemas
conceituais. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. D. (org.). Periodização histórico-cultural do
desenvolvimento: do nascimento à velhice. São Paulo: Autores Associados, 2016. p. 171-192.
BASTOS, Hermenegildo. Da possibilidade à realidade: o trabalho poético de gerar novos hábitos. Prefácio à
edição brasileira. In: LUKÁCS, György. Marx e Engels como historiadores da literatura. São Paulo: Boitempo,
, p. 11-16.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017.
BRITTO, Luiz P. L. Contra o consenso: cultura escrita, educação e participação. Campinas, SP: Mercado de
Letras, 2003.
BRITTO, Luiz P. L. Inquietudes e desacordos: a leitura além do óbvio. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012.
DAVYDOV, Vasiliv V. Problemas do ensino desenvolvimental: A experiência da pesquisa teórica e experimental
na psicologia. Trad. de José Carlos Libâneo. Educação Soviética, N° 8, agosto, 1988.
DUARTE, Newton. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do
currículo. Campinas: Autores Associados, 2016.
DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões?: quatro ensaios crítico-dialéticos em
filosofia da educação. Campinas: Autores Associados, 2003, p. 17-38.
DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da
teoria vigotskiana. 5. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
ENGELS, Friedrich. Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem. In: ANTUNES, Ricardo
(org.). A dialética do trabalho: escritos de Marx e Engels. São Paulo: Expressão Popular, 2004 [1896], p. 11-28.
GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 2015.
HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 2014 [1970].
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976 [1969].
LEONTIEV, Alexei N. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Centauro, 1959.
MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da Antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez/
Autores Associados, 1989.
MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010 [1844].
MOURA, Manoel Oriosvaldo de et. al. A Atividade Orientadora de Ensino como Unidade entre Ensino e
Aprendizagem. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo de (Org.). A Atividade Pedagógica na Teoria Histórico-Cultural.
Brasília: Líber, 2010. p. 81-110.
SAVIANI, Dermeval. Sobre a natureza e especificidade da educação. Germinal: Marxismo e Educação em
Debate, 7(1), p. 286–293.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Campinas, SP: Autores Associados, 1984.
SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro.
Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, jan./abr. 2009, p. 143-155.
SAVIANI, Dermeval. Marxismo, educação e pedagogia. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (orgs.). Pedagogia históricocrítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. p. 59-86.
SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. (orgs.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação
escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
PEDRALLI, Rosângela; CHRAIM, Amanda Machado. Alfabetização baseada em evidências: a defesa da
cientificidade como conveniente para naturalizar o inconveniente? - no prelo.
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
THESSING, Aline F.; EMERICK DE MARIA, Maíra de S.; PEDRALLI, Rosângela. Educação Linguística na
pandemia: modos de promoção da formação humana ou de intensificação da alienação?. Revista Letra Magna,
Revista de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Linguística e Literatura, Ano 17, n. 28, 2ºsem., 2021, p.
-87.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceptado 2022-03-24
Publicado 2022-03-24