A LEITURA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NO PRIMEIRO SEGMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE FLORIANÓPOLIS/SC

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2022592

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização, Leitura, Princípio educativo

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar o princípio educativo da leitura, em desenvolvimento nas turmas de primeiro segmento (anos iniciais) da EJA da rede municipal de ensino de Florianópolis/SC. Tratase da explicitação do modelo pedagógico próprio da EJA municipal, conforme prevê o artigo 37 da LDB 9.394/96. São enunciados argumentos que levaram à construção da diretriz, explicitada na Proposta Curricular do Município (2016). A leitura orienta o processo de alfabetização dos estudantes do primeiro segmento partindo da premissa de que ler é mais fácil do que escrever e o ato de ler traz, com rapidez, autonomia aos jovens, adultos e idosos no processo de alfabetização, tendo em vista que as pessoas lêem muito mais do que escrevem. Apresenta-se também breve histórico da EJA municipal. São apontados, ainda, aspectos que evidenciam as dificuldades dos professores em aderir ao princípio.

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Publicado

2022-03-24

Cómo citar

Cord, D. . (2022). A LEITURA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NO PRIMEIRO SEGMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE FLORIANÓPOLIS/SC. Revista Brasileira De Alfabetização, (16), 73–85. https://doi.org/10.47249/rba2022592

Número

Sección

ARTIGOS
Recibido 2022-03-24
Aceptado 2022-03-24
Publicado 2022-03-24