LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023721Palabras clave:
Leitura, Escrita, Educação InfantilResumen
Contemporaneamente, na esteira da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), da Política Nacional de Alfabetização – PNA (2019) e da difusão dos livros didáticos para as crianças da pré-escola por meio do PNLD/2022, considera-se imprescindíveis as discussões sobre leitura e escrita na Educação Infantil. Entende-se que essa temática, tanto no âmbito epistêmico emergente das investigações em curso (empírica ou bibliográfica), quanto das políticas curriculares e práticas pedagógicas nas instituições de atendimento às crianças na primeira etapa da Educação Básica, encontra-se em um intenso campo de debates. Assim, o objetivo deste dossiê é o de visibilizar pesquisas que privilegiaram a temática da leitura e escrita na Educação Infantil em suas diversas possibilidades, sejam elas, pelo viés: das práticas pedagógicas no cotidiano das instituições escolares; do currículo e documentos oficiais; das políticas públicas; pela discussão de conceitos como linguagem, leitura, escrita, oralidade, alfabetização, letramento ou, literatura. Também foram acolhidos trabalhos que discutem propostas de leitura e escrita na Educação Infantil no âmbito da formação de professores e em outros países.
Diante do exposto, entende-se que o dossiê Leitura e Escrita na Educação Infantil representa uma profícua contribuição para o campo da alfabetização, uma vez que a partir das especificidades da educação de crianças pequenas, toma a primeira etapa da Educação Básica como lócus de discussão, ampliando e adensando os estudos nesta área. Entretanto, considera-se que a contribuição é especialmente importante para a Educação Infantil, uma vez que os artigos que compõem o dossiê compartilham perspectivas contemporâneas sobre a temática da leitura e escrita com crianças pequenas. Desse ponto de vista, avalia-se como um desafio a proposição deste dossiê, tendo em vista os impasses, resistências e contradições históricas que há entre os(as) pesquisadores(as) da área da Educação Infantil sobre o tema da leitura e da escrita com as crianças.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).