LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CONSENSOS, TENSÕES E DISPUTAS E OS PROFESSORES E SUAS INQUIETAÇÕES EM MEIO A TUDO ISSO

Autores/as

  • Adelma das Neves Nunes Barros-Mendes Universidade Federal do Amapá
  • Patrícia Corsino UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023737

Palabras clave:

Educação infantil, Leitura e escrita, Entrevista

Resumen

O objetivo desta entrevista é, ao mesmo tempo, colocar em diálogo as professoras da Educação Infantil com uma grande especialista deste campo, Profª Drª Patrícia Corsino, e trazer reflexões sobre os “consensos, tensões e disputas” que permeiam a temática da leitura/escrita na Educação Infantil. Assim, como é próprio ao gênero textual entrevista, iniciaremos com a apresentação da nossa entrevistada, seguindo-se com suas reflexões dobre o tema em tela.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Adelma das Neves Nunes Barros-Mendes, Universidade Federal do Amapá

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP, 1995), Mestrado em Linguística Aplicada pela UNICAMP (2001) e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC de São Paulo (2005) com estágio de Doutorado na Universidade de Genebra/Suíça. Atualmente é professora Associada 1 da UNIFAP. Tem experiência na área da linguagem, com ênfase em Ensino Aprendizagem de Língua Materna, atuando principalmente nos seguintes temas:análise do discurso da educação ambiental, e ensino de leitura; letramento e alfabetização; livro didático de língua materna, didática da Língua Materna e didatização para as escolas regulares e indígenas. Atuou como parecerista de livros didáticos dos Ensinos Fundamental, Médio e Alfabetização para o Ministério da Educação /MEC nos PNLD 2002; 2003; 2004; 2005; 2007. Em 2009 foi parecerista do Programa do MEC -PNBE e em 2012 avaliadora do PNLD de dicionários. Foi Coordenadora Geral do Pró-letramento, Coordenadora Regional do Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós Graduação e Pró-Reitora de Graduação de Ensino na UNIFAP. Foi responsável pela revista Letras Escreve-UNIFAP. Atualmente é coordenadora do Laboratório Interdisciplinar financiado pela CAPES -LIFE- Unifap e Vice-Reitora da Unifap.

Citas

x

Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Barros-Mendes, A. das N. N., & Corsino, P. . (2023). LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSENSOS, TENSÕES E DISPUTAS E OS PROFESSORES E SUAS INQUIETAÇÕES EM MEIO A TUDO ISSO. Revista Brasileira De Alfabetização, (19), 1–10. https://doi.org/10.47249/rba2023737

Número

Sección

DOSSIÊ