CONTRIBUIÇÕES DE MAGDA SOARES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DO PANTANAL SUL-MATO-GROSSENSE E FRONTEIRIÇO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023746

Palabras clave:

Alfaletrar; Leitura; Escrita; Desenvolvimento profissional.

Resumen

O artigo tem como objetivo discutir as contribuições de Magda Soares na formação de professoras alfabetizadoras que atuam na região do Pantanal Sul-Mato-Grossense, na fronteira Brasil/Bolívia, a partir do curso de especialização em Alfabetização e Letramento que ocorreu no período entre 2020 a 2022 que teve como premissa a articulação teoria e prática. Contou com aula inaugural proferida por Magda Soares, bem como foi referência dos estudos desenvolvidos ao longo do curso através de sua proposta Alfaletrar. Numa abordagem de natureza qualitativa foi realizado um estudo documental do curso de especialização em questão e aplicação de um questionário que foi respondido por alfabetizadoras cursistas concluintes. Os dados foram analisados a partir de elementos da análise de conteúdo da vertente francesa. O contributo de Magda Soares no percurso formativo das participantes perpassa a dimensão da Educação Social por meio da defesa na garantia do direito de toda criança se apropriar da leitura e da escrita, tendo em vista uma formação cidadã.

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Biografía del autor/a

Marcia Regina do Nascimento Sambugari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação do Campus do Pantanal (CPAN), da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Sonia Aparecida Bays, Prefeitura Municipal de Corumbá

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus do Pantanal (CPAN). Professora da rede municipal de ensino de Corumbá.

Tatiane Zabala Gomes, Prefeitura Municipal de Corumbá

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal (CPAN). Professora da rede municipal de ensino de Corumbá.

Citas

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Publicado

2023-09-07

Cómo citar

Sambugari, M. R. do N., Bays, S. A. ., & Gomes, T. Z. (2023). CONTRIBUIÇÕES DE MAGDA SOARES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DO PANTANAL SUL-MATO-GROSSENSE E FRONTEIRIÇO. Revista Brasileira De Alfabetização, (20), 1–15. https://doi.org/10.47249/rba2023746

Número

Sección

ARTIGOS
Recibido 2023-07-10
Aceptado 2023-08-21
Publicado 2023-09-07