CONTRIBUIÇÕES DE MAGDA SOARES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DO PANTANAL SUL-MATO-GROSSENSE E FRONTEIRIÇO
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023746Palabras clave:
Alfaletrar; Leitura; Escrita; Desenvolvimento profissional.Resumen
O artigo tem como objetivo discutir as contribuições de Magda Soares na formação de professoras alfabetizadoras que atuam na região do Pantanal Sul-Mato-Grossense, na fronteira Brasil/Bolívia, a partir do curso de especialização em Alfabetização e Letramento que ocorreu no período entre 2020 a 2022 que teve como premissa a articulação teoria e prática. Contou com aula inaugural proferida por Magda Soares, bem como foi referência dos estudos desenvolvidos ao longo do curso através de sua proposta Alfaletrar. Numa abordagem de natureza qualitativa foi realizado um estudo documental do curso de especialização em questão e aplicação de um questionário que foi respondido por alfabetizadoras cursistas concluintes. Os dados foram analisados a partir de elementos da análise de conteúdo da vertente francesa. O contributo de Magda Soares no percurso formativo das participantes perpassa a dimensão da Educação Social por meio da defesa na garantia do direito de toda criança se apropriar da leitura e da escrita, tendo em vista uma formação cidadã.
Métricas
Citas
ALFALETRAR: uma nova concepção de Ensino e Aprendizagem da Língua Escrita. Aula inaugural apresentada por Magda Becker Soares. PPGE/UFMS/CPAN, 26 mar. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/live/iF_U1RgQFR8?feature=share. Acesso em: 6 jul. 2023.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Decreto n. 9.765, de 11 de abril de 2019. Institui o Plano Nacional de Alfabetização. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF. 11.4.2019. Edição extra, 2019a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9765.htm. Acesso em 20 mar. 2023.
DIAZ, Andrés Soriano. Uma aproximação à pedagogia-educação social. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n. 7, p. 91-104, 2006. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/801. Acesso em 10 abr. 2023.
SOARES, Magda Becker. Metamemória-memórias: travessia de uma educadora. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
SOARES, Magda Becker. Formação de rede: uma alternativa de desenvolvimento profissional de alfabetizadores/as. Cadernos Cenpec. São Paulo, v. 4, n.2, p.146-173, dez, 2014. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/viewFile/294/298. Acesso em: 6 jul. 2023.
SOARES, Magda Becker. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
SOARES, Magda Becker. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Contexto, 2017.
SOARES, Magda Becker. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
SOUZA, Roseli Trevisan Marques; CATANI, Afrânio Mendes. Educação escolar e educação social: uma interação a favor da cidadania. Revista Trama Interdisciplinar, São Paulo, v. 7, n. 3, 2016. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/9388. Acesso em: 3 jul. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte – PROECE. Campus do Pantanal. Projeto Pedagógico do curso de especialização em alfabetização e letramento. Corumbá, 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação – COPP. Resolução n. 56 de 11 de fevereiro de 2020. Aprova o Regulamento do Curso de Especialização em Alfabetização e Letramento com área de concentração em Educação, oferecido pelo Câmpus do Pantanal. Boletim Oficial UFMS, Campo Grande, n. 7234, de 20/02/2020, p. 5-12, 2020a.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação – COPP. Resolução n. 178 de 20 de julho de 2020. Aprova a nova estrutura curricular do Curso de Especialização em Alfabetização e Letramento com área de concentração em Educação, oferecido pelo Câmpus do Pantanal. Boletim Oficial UFMS, Campo Grande, n. 7339, de 23/72020, p. 4-5, 2020b.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceptado 2023-08-21
Publicado 2023-09-07