A FORMAÇÃO DO LEITOR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

A LITERATURA INFANTO-JUVENIL DE DANIEL MUNDURUKU COMO PRÁTICA INTERCULTURAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025880

Palabras clave:

Educação camponesa. Interculturalidade. Literatura infantil. Autoria indígena. Prática pedagógica.

Resumen

Compreender o lugar da escola na Educação do Campo é perceber que ser humano ela precisa ajudar a formar, e como pode contribuir com a formação dos novos sujeitos sociais que vêm se constituindo no campo hoje. Esta formação pode também ser enriquecida através de um diálogo intercultural. O ser humano constrói-se pelo diálogo, a partir do contato entre as pessoas através da linguagem. Neste sentido, os indígenas são, hoje, os povos mais preparados para o diálogo intercultural. Assim, este ensaio teórico tem como objetivo trazer algumas reflexões sobre a literatura infantil do autor indígena Daniel Munduruku, e sua aproximação com a Educação do Campo, promovendo uma prática pedagógica intercultural que incentive a formação da leitura no aluno camponês. Metodologicamente, ancoramos em uma abordagem qualitativa, partindo de uma análise crítica da produção literária do referido autor, com o intuito de construir referenciais que auxiliem a construção do diálogo entre a escola camponesa e a literatura ameríndia infanto-juvenil. Este diálogo, por meio da literatura indígena, estimula o aluno camponês a exercer plenamente sua cidadania, pois ele precisa apossar-se da linguagem literária, alfabetizar-se nela, tornar-se seu usuário competente. Assim, o contato com a literatura indígena pode capacitar este público a ler outras modalidades discursivas, inclusive, contribuir na prática pedagógica de Educadores do Campo.

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Biografía del autor/a

Ruth Aparecida Viana da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal de Rondônia. Especialista em Tecnologias e Ensino a Distância; Linguística e em Docência Universitária. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - EBTT e Pós-Graduação Lato Sensu. Graduada em Letras pela Universidade Católica de Brasília e em Pedagogia, pelo Centro Universitário Claretiano. Atualmente, coordena o Curso Técnico em Segurança do Trabalho - Subsequente ao Ensino Médio. É membro do Grupo de Pesquisa EducAção - IF Goiano. Membro do Núcleo Goiano de Estudos Linguísticos e Literários. É revisora textual e tem experiência na área de Estudos Literários, Linguística e Educação, com ênfase em tecnologias educacionais, educação a distância (coordenação/professora) e em formação docente.

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Publicado

2025-01-31

Cómo citar

de Oliveira Silva, B. H., & Viana da Silva, R. A. (2025). A FORMAÇÃO DO LEITOR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A LITERATURA INFANTO-JUVENIL DE DANIEL MUNDURUKU COMO PRÁTICA INTERCULTURAL. Revista Brasileira De Alfabetização, (23), 1–18. https://doi.org/10.47249/rba2025880

Número

Sección

Dossiê "Infância, literatura e escola"
Recibido 2024-01-10
Aceptado 2024-08-19
Publicado 2025-01-31