LEITURA LITERÁRIA COM AS CRIANÇAS

EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS, SENSIBILIDADES E MEMÓRIAS NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025911

Palabras clave:

Experimentações literárias. Crianças. Práticas de leituras. Literatura. Arte.

Resumen

 

Esta investigação analisa experiências estéticas produzidas em oficinas de leitura literária com onze crianças do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal da cidade de Aracaju, em Sergipe. O foco principal do estudo versa sobre as sensibilidades e memórias evocadas durante a experiência literária e artística. Os princípios teóricos e metodológicos desta pesquisa de caráter bibliográfico e experimental foram fundamentados a partir de questões e tensões que envolvem diretamente a prática literária e localizam o “onde” da leitura. Os resultados possibilitaram uma escuta sensível a partir da análise de experimentações literárias mobilizadoras dos sentidos. O trabalho revela as potencialidades dos usos da leitura literária no campo educacional, ao produzir espaços reflexivos e vivenciais acerca da relação entre Literatura, Artes e Educação.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

ABREU, Márcia. Cultura letrada: literatura e leitura. Coleção Paradidáticos. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

ALVES, Rubem. Rubem Alves: Sob o feitiço dos livros. Folha de S. Paulo, São Paulo, 27 jan. 2004. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u727.shtml. Acesso em: 19 dez. 2022.

BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras. In: Estudos Avançados, [s. l.] v. 3. 1989 3(7): 170-182, set. 1989. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/yvtmjR7MGvYKjPDGPgqBv6J/?lang=pt#. Acesso em: 20 out. 2022.

BARBOSA, Ana Mae; BARBOSA Ana Amália. ARTE PARA QUERER VIVER. In: PILLOTTO, Silvia Sell Duarte (org.); STRAPAZZON, Mirtes Antunes Locatelli (org.). Educação estética: a pesquisa / experiência nos territórios das sensibilidades: volume 1. Joinville, SC: Editora Univille, p. 401-420, 2023.

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998. (Arte & Ensino).

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

BRAGA, Maria Lucia Santaella. A estética como educação da sensibilidade. In: PILLOTTO, Silvia Sell Duarte (org.); STRAPAZZON, Mirtes Antunes Locatelli (org.). Educação estética: a pesquisa / experiência nos territórios das sensibilidades: volume 2. Joinville, SC: Editora Univille, p. 19-32, 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação; Secretária da Educação Básica. Ser docente na educação infantil: entre o ensinar e o aprender. 1. ed. v. 2. Brasília: MEC /SEB, 2016. (Coleção Leitura e escrita na educação infantil).

CABRAL, Maria do Carmo Carvalho. Encontros que nos movem: A leitura como experiência inventiva. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.

CAMPOS, Rafaely Karolynne do Nascimento. Era uma vez... A participação de crianças nas rodas de histórias no contexto da educação infantil. In: OLIVEIRA, Roselusia Teresa de Morais (org.). Leituras e infâncias: experimentações sensíveis, 1. ed. Aracaju, SE: Criação Editora, 2021.

CORSINO, Patrícia. Literatura na educação infantil: possibilidades e ampliações. In: PAIVA, Aparecida; MACIEL, Francisca; COSSON, Rildo. Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010, p. 183 a 204. Coleção Explorando o Ensino. v. 20.

CHARTIER, Roger. Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre incertezas e quietudes. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.

COSSON, Rildo. “O texto que me instituiu”: um outro perfil de leitor. Todas as letras – Revista de Língua e Literatura, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 1-13, jan. / abr. 2021.

DA COSTA, Rita de Cássia Fraga; DO AMARAL, Antonio Marcio. Educação musical na infância: o afeto como mobilizador na ação docente. In: PILLOTTO, Silvia Sell Duarte (org.). Linguagens da arte na infância, 2. ed. Joinville, SC: Univille, 2020. (p. 124-135).

DA SILVA, Carla Clauber; PEREIRA, Leda Tessari Castello Pereira. Projeto de trabalho: aproximando a infância da experiência. In: PILLOTO, Silvia Sell Duarte (org.). Linguagens da arte na infância, 2. ed. Joinville, SC: Univille, p. 28-43, 2020.

DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.

DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. 3. ed. São Paulo: Panda Educação, 2020.

DUARTE JUNIOR, João-Francisco. Por que arte-educação? 22. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

ENTREVISTA COM ANA MARIA MACHADO. A literatura deve dar prazer. Nova Escola, Rio de Janeiro, 31 ago. 2001. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/955/entrevista-com-ana-maria-machado. Acesso em: 12 dez. de 2022.

KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção: Psicologia em Estudo, Maringá, v. 6, n. 1, p. 17-27, jan./jun. 2001.

KASTRUP, Virgínia. Experiência estética para uma aprendizagem inventiva: notas sobre o acesso de pessoas cegas a museus. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12463. Acesso em: 13 jan. 2023.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.19, p. 20-28, 2002.

MEIRA, Marly Ribeiro. Apresentação. In: PILLOTO, Silvia Sell Duarte (org.). Linguagens da arte na infância, 2. ed. Joinville, SC: Univille, p. 5-8, 2020.

MOSÉ, Viviane. Toda palavra. Rio de Janeiro: Record, 2006.

NEITZEL, Adair de Aguiar; URIARTE, Mônica Zewe; FELÍCIO, Elisa Regina. Fazer uma experiência na leitura do literário: mediações, objetos e espaços propositores. In: PILLOTTO, Silvia Sell Duarte (org.); STRAPAZZON, Mirtes Antunes Locatelli (org.). Educação estética: a pesquisa / experiência nos territórios das sensibilidades: volume 1. Joinville, SC: Editora Univille, p. 253-279, 2023.

PILLOTO, Silvia Sell Duarte; DA SILVA, Carla Clauber. As linguagens da arte na infância: experiências, sentidos e imaginação. In: PILLOTO, Silvia Sell Duarte (org.). Linguagens da arte na infância, 2. ed. Joinville, SC: Univille, p. 14-27, 2020.

Publicado

2025-01-31

Cómo citar

de Morais Oliveira, R. T. (2025). LEITURA LITERÁRIA COM AS CRIANÇAS: EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS, SENSIBILIDADES E MEMÓRIAS NO ESPAÇO ESCOLAR. Revista Brasileira De Alfabetização, (23), 1–21. https://doi.org/10.47249/rba2025911

Número

Sección

Dossiê "Infância, literatura e escola"
Recibido 2024-02-01
Aceptado 2024-08-19
Publicado 2025-01-31