A LEITURA LITERÁRIA E O SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICO NO PNAIC/SC: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS
DOI :
https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.138Mots-clés :
Pnaic. Alfabetização. Leitura Literária. Didática.Résumé
adjust: auto; -webkit-text-stroke-widtA partir de investigações em andamento no campo da alfabetização, daliteratura e da didática, realizadas pelos grupos de pesquisa Prolinguagem/
Udesc, Nepalp/UFSC e NAPE/Udesc, teceremos reflexões sobre a relação
e as ressonâncias entre a literatura e o ensino da leitura e da escrita no
processo inicial da alfabetização. Nosso objetivo é compreender os contextos
de ensino das práticas dos professores alfabetizadores do Pacto Nacional
pela Alfabetização na Idade Certa do Estado de Santa Catarina, buscando
estabelecer algumas aproximações possíveis entre leitura literária e sistema
de escrita alfabético (SEA). Em que medida o uso da literatura para ensinar
o SEA negligencia seu caráter humanizador e evidencia um viés utilitarista?
As situações pedagógicas vivenciadas pelas crianças levam em conta as
funções da literatura, a saber: dimensões da sensibilidade, da fruição,
do encantamento, da imaginação e da liberdade de sentir? Para tanto,
recorremos a alguns procedimentos da pesquisa bibliográfica e tomamos
como campo empírico os relatos de experiência desses docentes, produzidos
em 2013 e 2014. Ainda que parcialmente, os resultados apontam para a
necessidade de dar sequência aos estudos e às ações sobre a relação entre
a literatura e a alfabetização na formação dos profissionais da Pedagogia
que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, o que poderá ampliar
os debates e as pesquisas em âmbito nacional.
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