O QUE ENCONTRAMOS SOBRE A TRANSIÇÃO DA CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
UMA IMERSÃO AO BANCO DA CAPES ENTRE 2007 A 2017
DOI :
https://doi.org/10.47249/rba2021496Mots-clés :
Criança, Práticas Pedagógicas, Brincadeira, Tempo e Espaço, AlfabetizaçãoRésumé
Este artigo apresenta um Estado da Arte da produção acadêmica tendo como suporte de pesquisa o Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo deste escrito é partilhar as análises dos autores que compõem o levantamento, que se referem a transição da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental de Nove Anos. Para tanto, mobilizou-se quatro principais eixos categoriais: práticas pedagógicas, tempo e espaço, brincadeira e alfabetização. A incursão demonstrou que as práticas pedagógicas do 1º Ano estão voltadas à uma concepção de alfabetização que rompe com experiências mais lúdicas e interativas, revelando pontos de tensões que levaram a criança estabelecer uma relação negativa com o ofício de aluno e impasses entre as duas etapas.
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Publié dans 2021-12-09