O PAPEL DA ESCOLA NA AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO LINGUÍSTICO DAS CRIANÇAS DESDE A ALFABETIZAÇÃO

O EMPREGO DOS PRONOMES CLÍTICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2022566

Palavras-chave:

Aprendizagem da língua escrita, Pronomes Pessoais Clíticos/Oblíquos Átonos, Alfabetização, Variação Linguística

Resumo

O artigo apresenta a análise do emprego dos pronomes pessoais clíticos/oblíquos átonos em textos de crianças em alfabetização (2° e 3° anos do Ensino Fundamental). Questionamo-nos se o processo de aprendizagem do português possibilita a aprendizagem dos pronomes clíticos não adquiridos pela criança no processo de aquisição de linguagem. As análises evidenciaram que os clíticos se manifestam raramente na escrita das crianças. Quando comparamos estes dados com os dados encontrados por Martins et.al. (a sair), que analisaram o uso dos clíticos pronominais em textos de estudantes de 5° ano, vimos que houve um aumento no emprego dos pronomes clíticos. No entanto, este emprego precisa ser analisado à luz da mudança linguística ocorrida no sistema pronominal do Português Brasileiro.

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Publicado

2022-07-05

Como Citar

Casagrande, S., Lisboa de Liz, L., & Gomes, M. V. (2022). O PAPEL DA ESCOLA NA AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO LINGUÍSTICO DAS CRIANÇAS DESDE A ALFABETIZAÇÃO: O EMPREGO DOS PRONOMES CLÍTICOS. Revista Brasileira De Alfabetização, (17). https://doi.org/10.47249/rba2022566

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