CARTILHA MARAVILHOSA, DE THEOBALDO MIRANDA SANTOS

A ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DE CONTOS DE FADAS

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47249/rba2022667

Mots-clés :

História da alfabetização, Cartilha maravilhosa, Theobaldo Miranda Santos, Texto na alfabetização

Résumé

Neste texto, apresenta-se uma análise de aspectos da 37ª edição de Cartilha Maravilhosa – aprendizagem da leitura através dos contos de fadas, de autoria de Theobaldo Miranda Santos, publicada em 1965, pela Livraria Agir Editora. Como título e subtítulo indicam, essa cartilha se utiliza de contos de fadas para a alfabetização de crianças, o que pode ser considerado uma grande inovação em sua época em relação aos textos para ensino da leitura e da escrita que, inclusive, antecipa reivindicações posteriores quanto a esse aspecto nas cartilhas. Entretanto o método empregado e as concepções de leitura, escrita e gramática acompanham o movimento histórico da alfabetização dentro de um projeto nacionalista católico para o qual os textos do âmbito literário serviam para ensinamentos para produzir bons cidadãos.

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Publiée

2022-12-31

Comment citer

Bertoletti, E. N. M. (2022). CARTILHA MARAVILHOSA, DE THEOBALDO MIRANDA SANTOS: A ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DE CONTOS DE FADAS. Revista Brasileira De Alfabetização, (18). https://doi.org/10.47249/rba2022667

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ
Reçu dans 2022-12-16
Accepté en 2022-12-16
Publié dans 2022-12-31