A LÍNGUA DE SINAIS COMO LÍNGUA DE UMA GERAÇÃO CODA

APRENDIMENTOS E LITERACIA FAMILIAR

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47249/rba2024935

Mots-clés :

Coda, Língua de Sinais, Alfabetização em línguas de sinais, Literacia familiar

Résumé

A discussão sobre alfabetização em línguas de sinais bem como a literacia familiar para crianças ouvintes filhas de pais surdos (CODA - Children of Deaf Adults), que é uma área de estudo ainda incipiente. Nos poucos currículos de língua de sinais existentes, é dada atenção às línguas de sinais como primeira e/ou segunda língua das crianças surdas, enquanto há pouca discussão sobre a língua de sinais de CODA e suas habilidades bilíngues bimodais. Tal discussão nos traz indagações sobre as possibilidades de que as línguas de sinais estejam no currículo da escola para estas crianças ouvintes para além das crianças surdas. Para esse fim, este artigo apresenta quatro narrativas das infâncias de CODA que compartilham a sua língua de sinais como língua de herança, discutindo sobre alfabetização em língua de sinais e literacia familiar. Discutimos também a vinda ao mundo pela língua ancestral de seus pais surdos e de como cada família é uma geração única, sendo perpetuada por outras famílias e cada história contada, faz a língua viva e presente em outras famílias. O artigo enfoca as práticas de aprendimentos das línguas de sinais por crianças ouvintes filhas de pais surdos

Métriques

Chargements des métriques ...

Références

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. 8ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2016.

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BARROS, Manoel. Memórias inventadas: as infâncias de Manoel de Barros. São Paulo: Editora Planeta do Brasil,

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BERKE, Michele. Reading books with young deaf children: strategies for mediating between American Sign

Language and English. The Journal of Deaf Studies and Deaf Education, vol 18, n. 3, 2013, p. 299–311.

BORGES, Monica Teixeira; AZONI, Cíntia Alves Salgado. A literacia familiar no desenvolvimento de habilidades

linguísticas e metalinguísticas de pré-escolares. Link: <https://doi.org/10.1590/1982-0216/20212342521>.

DELEUZE, Giles; PARNET, Claire. Diálogos. Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.

DELEUZE, Giles; GUATARRI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia (vol. 4). Tradução Suely Rolnik. São

Paulo: Ed. 34, 1997.

GAILLARD, Henri. Congrès International pour l’Etude des Questions d’Assistance et d’Education des SourdsMuets. Section des Sourds-Muets. Compte rendu des débats e relations diverses. Paris: Imprimerie d‘ouvries

sourds-muets, 1900.

LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004).

MATA, Lourdes; PACHECO, Patrícia. Caracterização das práticas de literacia familiar. Actas do X Congresso

Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2009. Link:

ispa.pt/ficheiros/areas_utilizador/user23/mata_l._pacheco_p._2009_caracterizacao_das_praticas_de_leitura.

pdf>.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Editora Autêntica,

MERTIZANI, Maria. Alfabetização na língua de sinais no currículo de língua de sinais. Revista Momento –diálogos

em educação, E-ISSN:2316-3100, v.31, n.02, p.171-198, mai./ago., 2022. Link: <https://periodicos.furg.br/

momento/article/view/14392/9692>.

MERTIZANI, Maria; BARBOSA, Felipe Venancio; FERNANDES, Cristiane Lima Terra. v. 31 n. 02 (2022): Dossiê

Temático: O CURRÍCULO DE LÍNGUA DE SINAIS NA ESCOLA: reflexões, proposições e desafios. Link:

periodicos.furg.br/momento/issue/view/838>.

QUADROS, Ronice Müller de. Língua de herança: língua brasileira de sinais. Porto Alegre: Penso, 2017.

PÉREZ, Carmen Lúcia Vidal. Cotidiano: história (s), memória e narrativa: uma experiência de formação continuada

de professores alfabetizadoras. In: GARCIA, Regina Leite (org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de

Janeiro: DP&A, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA Política Nacional de Alfabetização/Secretaria

de Alfabetização. Brasília: MEC, SEALF, 2019.

PRESTON, Paul. Mother father deaf: living between sound and silence. Harvard University Press: 1994.

SENNETT, Richard. O artífice. 4ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2013.

Publiée

2024-06-07

Comment citer

Matos da Costa Vieira-Machado, L. (2024). A LÍNGUA DE SINAIS COMO LÍNGUA DE UMA GERAÇÃO CODA: APRENDIMENTOS E LITERACIA FAMILIAR. Revista Brasileira De Alfabetização, (22). https://doi.org/10.47249/rba2024935

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ
Reçu dans 2024-06-04
Accepté en 2024-06-04
Publié dans 2024-06-07