CONHECIMENTOS E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES ACERCA DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2021493Palavras-chave:
Alfabetização. Deficiência Intelectual. Ensino Fundamental. Abordagem histórico-culturalResumo
Objetiva-se analisar os conhecimentos e as concepções e as práticas de professores do Município de Vitória, Espírito Santo sobre o processo de alfabetização da criança com Deficiência Intelectual. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa do tipo exploratório, tendo Vigotski como principal interlocutor. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Os resultados produzidos evidenciam que o Município tem investido em formação para essas profissionais, todavia ainda parece incipiente essa formação ou necessita ser revista para atender as demandas da ação pedagógica, com vistas à garantia dos processos de alfabetização, principalmente, junto aos alunos público-alvo da educação especial com Deficiência Intelectual.
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Aceito em 2021-09-23
Publicado em 2021-12-09