PARA ALÉM DOS DITAMES LEGAIS

A ALFABETIZAÇÃO POR UMA ABORDAGEM HISTÓRICO- CULTURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2024921

Palavras-chave:

Alfabetização, Legislação, BNCC, Escola de Vigotski

Resumo

Este estudo pretende apresentar um panorama das determinações legislativas que regem o processo de alfabetização no cenário brasileiro, tomando como fundamento a concepção dialética, especificamente o materialismo histórico. Para tanto, partindo de alguns conceitos do pressuposto teórico-filosófico em causa, alçamos possíveis recuos, contradições e avanços depreensíveis nas orientações presentes nas principais legislações no âmbito educacional, com enfoque na Base Nacional Comum Curricular (2017). Evidencia-se que os debates sobre alfabetização, tanto nas perspectivas de orientação pedagógica quanto nas perspetivas legais, estiveram associados às questões relacionadas às tensões do sistema produtivo. Essa tensão culmina na perspectiva produtivista da pedagogia das competências, o que torna, enfim, esse debate urgente.

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Biografia do Autor

Daniela Campregher Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Letras- Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista de Iniciação Científica (IC) no "Projeto Caleidoscópio bakhtiniano: das infinitudes dos sentidos da linguagem escrita" em 2022/2023, vinculado ao grupo de pesquisa GEBAPI (Grupo de Estudos Bakhtinianos do Pampa e da Ilha). Atualmente é Professora de Língua Portuguesa na Escola de Educação Básica Profª Laura Lima. Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (NEPALP) vinculado à UFSC. Interessada na área de Educação, Linguística e Ensino de Língua Portuguesa. 

Rosângela Pedralli, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre e Doutora em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuou como professora-formadora no Pró-Letramento Linguagem (2010-2012), docente-executiva de Língua Portuguesa na Atualização da Proposta Curricular de Santa Catarina (2014) e coordenadora adjunta de Linguagem e supervisora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) (2013-2018). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, docente permanente no Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC e do Mestrado Profissional em Letras/UFSC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Linguística - GEPEL -, do Grupo de Estudos e Pesquisas Escola de Vigotski - GEPEVI - e do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada - NELA. 

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Publicado

2025-01-08

Como Citar

Campregher Ferreira, D., Pedralli, R. ., & Machado, A. L. (2025). PARA ALÉM DOS DITAMES LEGAIS: A ALFABETIZAÇÃO POR UMA ABORDAGEM HISTÓRICO- CULTURAL. Revista Brasileira De Alfabetização, (22), 1–15. https://doi.org/10.47249/rba2024921

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2024-03-11
Aceito em 2024-07-29
Publicado em 2025-01-08