LITERATURA INFANTIL: POSSIBILIDADES PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO

Autores

  • Renata Junqueira de Souza
  • Elizabeth da Penha Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.134

Resumo

troke-width: 0px; "> Com o objetivo de indicar as potencialidades do texto literário no encontro
entre a literatura e o ensino, este artigo apresenta os principais conceitos
de letramento e letramento literário, discute o gênero conto de fadas em
sua forma tradicional e o reconto e possíveis práticas educativas que
possam contribuir com o processo de formação de leitores. Em nosso
horizonte conceitual está o reconhecimento da importância da literatura
na formação intelectual, social e afetiva do sujeito. Para abordar as origens
do conto de fadas, suas adaptações e recontos, seguimos os conceitos de
intertextualidade de Kristeva (1975) e Bakhtin (2005). Ao final, analisamos
Os três porquinhos, na versão clássica de Joseph Jacobs e o reconto Os
33 porquinhos, de José Roberto Torero. A leitura vem acompanhada de
sugestão de atividade para o ensino fundamental, na perspectiva das
estratégias de leitura para o letramento literário.

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Publicado

2016-07-31

Como Citar

Junqueira de Souza, R., & da Penha Cardoso, E. (2016). LITERATURA INFANTIL: POSSIBILIDADES PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(3). https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.134

Edição

Secção

TEMA LIVRE
Recebido em 2017-04-26
Aceito em 2017-04-26
Publicado em 2016-07-31