SIMBOLISMO: AQUISIÇÃO CULTURAL BASILAR À APROPRIAÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA

Autores

  • Bruna Carvalho
  • na Carolina Galvão Marsiglia

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2017.v1.216

Palavras-chave:

Pedagogia histórico-crítica. Periodização. Simbolismo. Ensino da Língua Escrita.

Resumo

Objetivamos neste artigo apresentar algumas possibilidades para o ensino que promova a compreensão da relação simbólica tendo como base as características e especificidades do desenvolvimento psíquico da criança na idade pré-escolar. Para tanto, faremos o seguinte percurso: apresentação do conceito de atividade como categoria central para compreensão da periodização do desenvolvimento humano na Escola de Vygotski; síntese das principais características do primeiro ano de vida à idade escolar, etapas da periodização do desenvolvimento humano; explanação de algumas atividades que, em nossa avaliação, têm o potencial no ensino para desenvolver a ideia de relação simbólica, por ser uma aquisição cultural fundamental ao processo de apropriação da língua escrita. Nossa defesa é, pois, da importância do conhecimento dos diferentes períodos do desenvolvimento psíquico no planejamento de ensino e que a compreensão de que a alfabetização na idade pré-escolar vai além do ensino dos nomes e traçados das letras.

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Publicado

2017-01-01

Como Citar

Carvalho, B., & Galvão Marsiglia, na C. (2017). SIMBOLISMO: AQUISIÇÃO CULTURAL BASILAR À APROPRIAÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(5). https://doi.org/10.47249/rba.2017.v1.216

Edição

Secção

DOSSIÊ: ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO
Recebido em 2017-12-08
Aceito em 2017-12-08
Publicado em 2017-01-01