LEITORES DESLEGITIMADOS, LEITURAS ANÔNIMAS E LIVROS DE LEITURAS DE AUTORES MARANHENSES NA IMPRENSA LOCAL (1822-1889)
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022664Palavras-chave:
Leitores/Leituras anônimos, Livros de leitura do Maranhão, Imprensa MaranhenseResumo
Neste artigo explana-se a imprensa local e os livros de leitura de autores maranhenses, que destinados a um leitor ideal, referendam práticas leitoras marginais e leitores deslegitimados pela história oficial. Cruzam-se estes suportes com correspondências de gestores e professores, além de relatórios de inspetores e presidentes de província, à luz dos pressupostos teórico-metodológicos da história cultural, em que trajetórias indeterminadas aparecem. Conclui-se que pobres, escravos e mulheres, mesmo ignorados/silenciados, interceptaram escritos e fizeram diversos usos; práticas desiguais que pretensamente reguladas, denunciam inventividades e táticas de apropriação que marcaram a diferenciação.
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2022-12-14
Publicado em 2022-12-31