VIVÊNCIAS-LETRAMENTOS

A TRAJETÓRIA DE LARISSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023732

Palavras-chave:

Vivências-Letramentos, Educação Infantil, ACCL

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a trajetória de Larissa, ao longo de três anos, em uma Escola Municipal de Educação Infantil em Belo Horizonte. Com base no diálogo entre a Psicologia Histórico-cultural e a Etnografia em Educação, focalizou-se, especificamente, a relação que Larissa estabeleceu com os letramentos. Tal relação foi se transformando ao longo do tempo – as significações de Larissa para os letramentos foram do uso do corpo ao uso da unidade fala-pensamento e se entrelaçaram na unidade de análise [vivências-letramentos], coletiva e individualmente. A unidade de análise [vivências-letramentos] significa colocar as pessoas no centro das práticas culturais, o que implica ir além dos usos sociais da leitura e da escrita de modo individual, ou seja, implica colocar as pessoas nas atividades coletivas, colaborativas e não fazer separação entre realidade externa e as pessoas que vivenciam os letramentos

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

##plugins.generic.paperbuzz.loading##

Referências

AGAR, M. An ethnography by any other name... Forum Qualitative Sozialforschung: Forum Qualitative social

research, v. 36, n. 4, set., 2006. Disponível em: https://www.qualitative-research.net/index.php/fqs/article/

view/177/396 Acesso em: out. 2020.

AGUIAR, W. M. J.; OZELLA, S. Núcleo de significação como instrumento para a apreensão da constituição

dos sentidos. Psicologia, Ciência e Profissão, v. 26, n. 2016, p. 222-245. Disponível em: https://www.scielo.

br/j/pcp/a/QtcRbxZmsy7mDrqtSjKTYHp/abstract/?lang=pt#:~:text=O%20artigo%20tem%20como%20

objetivo,chamamos%20de%20n%C3%BAcleos%20de%20significa%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 10 jan.

BAPTISTA, M. C. As crianças e o processo de apropriação da linguagem escrita: consensos e dissensos nos

campos da alfabetização e da educação infantil. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 16 (Edição Especial), p.

-31, 2022.

CORSINO, P. Infância, educação infantile e letramento na rede municipal de Ensino do Rio de Janeiro:

das práticas à sala de aula. In: REUNIÃO ANNUAL DA ANPED, 28., 2005, Caxambu, MG. ANPEd. GT –

Educação de crianças de 0 a 6 anos, 07: ANPEd, 2005. Disponível em: http://28reuniao.anped.org.br/?_

ga=2.205187984.1449264577.1590670316-2004570570.1584972648 Acesso em: 28 abril 2020.

DELARI JUNIOR, A. Vigotski: consciência, linguagem e subjetividade. Campinas: Editora Alínea, 2013.

FLEER, M.; REY, F. G.; VERESOV, N. Perezhivanie, Emotions and Subjectivity: Setting the Stage. In: FLEER,

M.; REY, F. G.; VERESOV, N. (ed.). Perezhivanie, Emotions and Subjectivity: Advancing Vygotsky’s Legacy.

Singapore: Springer, 2017.

FONTES, F. F. et al. Psicologia Histórico-Cultural, Perezhivanie e além: uma entrevista com Nikolai Veresov.

Educação e Sociedade, Campinas, v. 40, e. 0184797, 2019.

GOMES, M. F. C. Memorial: trajetórias de uma pesquisadora e suas apropriações da Teoria histórico-cultural e

da Etnografia em Educação. Curitiba: Brazil Publishing, 2020.

GOMES, M. F. C.; NEVES, V. F. A. Afeto/cognição social situada/culturas/linguagens em uso (ACCL) como

unidade de análise do desenvolvimento humano. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 37, p. 1-15, 2021.

GOULART, C. M. A. Processos de letramento na infância: aspectos da complexidade de processos de ensinoaprendizagem

da linguagem escrita. In: SCHOLZE, L.; RÖSING, T. M. K. (Orgs.). Teorias e práticas de letramento.

Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007.

GREEN, J.; DIXON, C.; ZAHARLIC, A. A Etnografia como uma lógica de investigação. Educação em Revista,

Belo Horizonte, v. 42, p. 13-79, dez. 2005.

MITCHELL, J. C. Case studies. In: ELLEN, R. F. Ethnographic research: a guide to general conduct. Orlando:

Academic Press, 1984.

MOK, N. On the concept of Perezhivanie: a quest for a critical review. In: FLEER, M.; REY, F. G.; VERESOV, N.

(ed.). Perezhivanie, Emotions and Subjectivity: Advancing Vygotsky’s Legacy. Singapore: Springer, 2017.

NEVES, V.; MÜLLER, F. Ética no encontro com bebês e seus/as cuidadores/as. In: Comissão de Ética em

Pesquisa da ANPEd (Org.). Ética e pesquisa em educação: subsídios. v. 2, Rio de Janeiro: ANPEd, 2021, p. 94-

PENAFIEL, K. J. Q. Letramentos como atividades humanas: uma investigação sobre a construção de sentidos e

significados. 2023. 321 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade

de Educação, Belo Horizonte, 2023.

SILVA, V. T. As vivências dos bebês no berçário de uma Escola Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte:

processos interacionais e a construção de sentidos em suas aproximações. 2018. 182 f. Dissertação (Mestrado

em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.

STREET, B.; CASTANHEIRA, M. L. Práticas e eventos de letramento. In: GLOSSÁRIO, CEALE. Termos de

Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores. Belo Horizonte, 2014. Disponível em: http://www.ceale.fae.

ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/praticas-e-eventos-de-letramento Acesso em: 04 ago. 2020.

TOASSA, G. Emoções e vivências em Vigotski. Campinas: Papirus, 2011.

TOASSA, G. Emoções e vivências em Vigotski: investigação para uma perspectiva histórico-cultural. 2009. 348 f.

Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

TOASSA, G; SOUZA, M. P. R. As vivências: questões de tradução, sentidos e fontes epistemológicas no legado

de Vigotski. Psicologia USP, São Paulo, v. 24, n. 4, p. 757-779, 2010.

VERESOV, N.; FLEER, M. Perezhivanie as a theoretical concept for researching Young children’s development.

Mind, Culture, and Activity, v. 23, n. 4, p. 325-335, 2016.

VIGOTSKI, L. S. 7 Aulas de L. S. Vigotski: sobre os fundamentos da Pedologia. [Trad. Zoia Prestes e Elizabeth

Tunes]. Rio de Janeiro: E-papers, 1932/2018.

VIGOTSKI, L. S. A pré-história da fala escrita. In: VIGOTSKI, L. S. Psicologia, Educação e desenvolvimento:

escritos de L. S. Vigotski. Organização e Tradução de Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. São Paulo: Expressão

Popular, 2021, p. 103-142.

VIGOTSKI, L. S. Teoria e método em psicologia. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

VILLAÇA, A. A.; GOMES, M. F. C. Instrução/atividade criadora: contrastes entre práticas de leitura. Linha Mestra,

n. 45, set./dez. 2021, p. 226-276.

VYGOTSKI, L. S. El problema de la edad. In: VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas IV. 2. ed. Madrid: A. Machado

Libros, 2006, p. 250-261.

VYGOTSKI, L. S. La prehistoria del desarrollo del lenguaje escrito. In: VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas, Tomo

III. Madrid: Visor Distribuciones, 1983/1995, p. 184-205.

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Penafiel, K. J., Gomes, M. de F. C. ., & Neves, V. F. A. . (2023). VIVÊNCIAS-LETRAMENTOS: A TRAJETÓRIA DE LARISSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Brasileira De Alfabetização, (19), 1–16. https://doi.org/10.47249/rba2023732

Edição

Secção

DOSSIÊ