ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOS NA PERPESCTIVA DE MAGDA SOARES
DIÁLOGOS EM MOVIMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023766Palavras-chave:
Magda Soares; Alfabetização; Letramentos; Educação Básica.Resumo
Este texto tem por objetivo apresentar resultados de pesquisas realizadas no âmbito do Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET), em diálogo com as ideias, conceitos e concepções de Magda Soares, sobre alfabetização e letramentos, no contexto da formação docente e das práticas pedagógicas, na Educação Básica. Em termos teóricos, destaca-se a discussão sobre as práticas de alfabetização e letramentos, com base nos estudos de Magda Soares, considerando-se a complexidade e a multiplicidade de concepções que a autora traz à discussão em seus estudos e pesquisas, para conduzir o leitor a uma reflexão sobre a formação docente e os desafios do trabalho dos professores, em relação aos processos de alfabetização e letramentos na contemporaneidade. A abordagem metodológica é norteada pelos pressupostos da pesquisa colaborativa, uma das vertentes da pesquisa qualitativa. Os estudos realizados no âmbito de dois programas de pós-graduação, da universidade pública, revelam a importância das pesquisas da autora no cenário educacional brasileiro, levando-se em consideração sua contribuição para ampliar o debate sobre a formação de professores, no que diz respeito à reconfiguração do fazer docente, com vistas a uma práxis pedagógica que contemple alfabetização e letramentos como práticas sociais de leitura e de escrita que atendam as demandas da sociedade atual.
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ARAUJO. Poliana Silva. A encantaria da linguagem literária na práxis pedagógica numa perspectiva de multiletramentos. 2020. p. 208. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) – Universidade do Estado da Bahia. Conceição do Coité.
BONFIM, Ana Márcia Prado Lima. Letramentos hipermidiáticos na educação profissional: outros caminhos de produção de conhecimento na formação docente. 2020. p. 263.Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) – Universidade do Estado da Bahia. Conceição do Coité.
BRASIL. Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC, SEALF, 2019.
CRUZ, Wânia Dias da. Juventudes conectadas: as marcas do letramento político dos jovens no facebook. 2020. p. 156. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia. Salvador.
GATTI, Bernadete A. Pesquisar em educação: considerações sobre alguns pontos-chave. Diálogo Educ., Curitiba, v.6, n.19, 25-35, set./dez. 2006.
IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Liber Livros, 2008.
LIESSI, Lucicleide Maria da Silva. Letramentos do professor e as implicações na práxis pedagógica: pelos caminhos da pesquisa-formação. 2022. P. 136. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) – Universidade do Estado da Bahia. Conceição do Coité.
LISBOA, Maria Cristina Corôa de Freitas. O Whatsapp como espaço para mediação de aprendizagem no PROEJA. 2022. p. 161. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) – Universidade do Estado da Bahia. Conceição do Coité.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: EPU, 2020.
MORAES, Jucileide Santos de Jesus. Práticas Pedagógicas e Tecnologias Digitais Móveis: entrelaçando saberes e fazeres. 2017. p. 102. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia. Salvador.
OLIVEIRA, Sidmar da Silva. A formação continuada e as práticas alfabetizadoras em diálogo com os letramentos situados no âmbito do PNAIC: do texto ao contexto da educação do campo. 2019. p. 179. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) – Universidade do Estado da Bahia. Conceição do Coité.
SANTANA, Neidson Dionísio Freitas de. Livro didático de Língua Portuguesa: contribuições às práticas de multiletramentos no Ensino Médio. 2018. P. 168. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia. Salvador.
SANTANA, Simone Carvalho de. Tecnologias e ações autorais na formação docente: narrativas de HQs Digitais como letramentos de reexistência. 2021. p. 151. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia. Salvador.
SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na Cibercultura. Santo Tirso, Portugal: Whitebooks, 2014.
SANTOS, Sirlaine Pereira Nascimento dos. Práxis Pedagógica na perspectiva dos multiletramentos: possibilidades e desafios nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. p.144. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia. Salvador.
SANTOS, Thais Maia dos. A Linguagem que navega nesse infomar: letramentos multi-hipermidiáticos na formação inicial docente em Língua Portuguesa. 2020. p. 134. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia. Salvador.
SILVA, Marcos José de Oliveira. Letramentos políticos em assentamentos do MST: por outras pedagogias possíveis. 2020. p. 243. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) – Universidade do Estado da Bahia. Conceição do Coité.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 17. ed. São Paulo, Ática, 2000.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: Letramento no Brasil, reflexões a partir do INAF 2001. RIBEIRO, Vera Masagãi (org.). São Paulo: Global, 2004.
SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. nº 25. p. 5-17. Jan./Abr. 2004.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2017.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
SOARES, Magda. Magda Soares: “Estou indignada com o MEC”. [Entrevista cedida a] Leonardo Pujol. Desafios da Educação. 8 abril 2019. Disponível em: <https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/magda-soares-alfabetizacao-saeb/>. Acesso: 09 jul. 2023.
XAVIER, Heráclito Santos Martins. Práticas de multiletramentos e formação docente: aplicativos pedagógicos na potencialização da leitura e da produção textual. 2019. p. 229. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) – Universidade do Estado da Bahia. Conceição do Coité.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2023-08-28
Publicado em 2023-09-07