A FACETA LINGUÍSTICA DA ALFABETIZAÇÃO

ESCRITA INVENTADA E APROPRIAÇÃO DO PRÍNCIPIO ALFABÉTICO POR CRIANÇAS DE 6 ANOS

Autores

  • Valéria Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023771

Palavras-chave:

Facetas da alfabetização e do letramento, Faceta linguística, Escrita inventada, criança, consciência fonológica.

Resumo

Fundamentando-se nos estudos de Magda Soares (1985, 2004, 2016 e 2020) e na construção teórica das facetas da alfabetização e do letramento e suas especificidades, pretende-se, neste estudo, privilegiar a faceta linguística da alfabetização e os processos de apropriação do sistema de escrita por crianças de 6 anos oriundas de uma escola pública. Magda Soares explicita a coexistência e a correlação entre a Psicogênese da Língua Escrita e o desenvolvimento da consciência silábica e grafofonêmica e ressalta que saber nomear as letras auxilia a criança a avançar de uma escrita em que as letras são usadas de forma aleatória até a fase da fonetização da escrita. A partir desses pressupostos, será feita análise das estratégias de mediação desenvolvidas em um Programa de Escrita Inventada e suas contribuições para a prática alfabetizadora.  

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Publicado

2023-09-07

Como Citar

Barbosa, V. (2023). A FACETA LINGUÍSTICA DA ALFABETIZAÇÃO: ESCRITA INVENTADA E APROPRIAÇÃO DO PRÍNCIPIO ALFABÉTICO POR CRIANÇAS DE 6 ANOS. Revista Brasileira De Alfabetização, (20), 1–12. https://doi.org/10.47249/rba2023771

Edição

Secção

ARTIGOS
Recebido em 2023-07-31
Aceito em 2023-09-06
Publicado em 2023-09-07