PRÁTICAS PRÉ-LEITORAS E O LETRAMENTO VISUAL COM CRIANÇAS SURDAS

TRABALHANDO COM AS INSTITUIÇÕES MUSEOLÓGICAS

Autores

  • Adriana Di Donato Chaves Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0003-4022-2567
  • Ednéia de Oliveira Alves Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2024932

Palavras-chave:

Surdo, Língua de Sinais, Letramento visual, Práticas pré-leitoras, Museus

Resumo

Crianças surdas na etapa pré-leitora podem ser beneficiadas com diferentes práticas de letramento visual, dentre elas, a relação com os bens culturais museais com o uso da comunicação em língua de sinais. As instituições museológicas constituem-se ferramentas multisemióticas que possibilitam mediações qualificadas com foco no letramento visual. Considerando tais premissas, este trabalho tem por objetivo relatar um conjunto de experiências com o letramento visual de aprendizes surdos usuários da Língua de Sinais Brasileira em vivências nos espaços museológicos. A experiência nos indica que as estratégias significadas de mediação dos bens culturais potencializam o uso da língua de sinais, ampliam a cosmovisão e colaboram para o processo da alfabetização da criança surda. 

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Publicado

2024-06-07

Como Citar

Di Donato Chaves, A., & Alves, E. de O. (2024). PRÁTICAS PRÉ-LEITORAS E O LETRAMENTO VISUAL COM CRIANÇAS SURDAS: TRABALHANDO COM AS INSTITUIÇÕES MUSEOLÓGICAS. Revista Brasileira De Alfabetização, (22). https://doi.org/10.47249/rba2024932

Edição

Secção

DOSSIÊ
Recebido em 2024-06-04
Aceito em 2024-06-04
Publicado em 2024-06-07