PRÁTICAS PRÉ-LEITORAS E O LETRAMENTO VISUAL COM CRIANÇAS SURDAS
TRABALHANDO COM AS INSTITUIÇÕES MUSEOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2024932Palavras-chave:
Surdo, Língua de Sinais, Letramento visual, Práticas pré-leitoras, MuseusResumo
Crianças surdas na etapa pré-leitora podem ser beneficiadas com diferentes práticas de letramento visual, dentre elas, a relação com os bens culturais museais com o uso da comunicação em língua de sinais. As instituições museológicas constituem-se ferramentas multisemióticas que possibilitam mediações qualificadas com foco no letramento visual. Considerando tais premissas, este trabalho tem por objetivo relatar um conjunto de experiências com o letramento visual de aprendizes surdos usuários da Língua de Sinais Brasileira em vivências nos espaços museológicos. A experiência nos indica que as estratégias significadas de mediação dos bens culturais potencializam o uso da língua de sinais, ampliam a cosmovisão e colaboram para o processo da alfabetização da criança surda.
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ARAÚJO, Cláudia Marina Tavares de; et al. Desenvolvimento Humano no Início da Vida: Aspectos Biopsicossociais.
In: QUEIROGA, Bianca Arruda Manchester.; GOMES, Adriana Oliveira Camargo; SILVA, Hilton Justino (Orgs.).
Desenvolvimento da comunicação humana nos diferentes ciclos de vida. Barueri – SP: Pró-Fono, 2015. p. 13-20.
BAMFORD, Anne. The Visual Literacy White Paper. UK & Australia. 2003. Disponível em: <http://www.adobe.
com/uk/education/pdf/adobe_visual_literacy_paper.pdf > Acesso em: 20 jul. 2023.
BEZERRA, Francisca das Chagas; LEÃO, Wellington Carvalho de Arêa. Gêneros Textuais Multimodais:
Desenvolvendo Capacidades Leitoras por Meio do Letramento Visual. VII COGITE: colóquio sobre gêneros e
textos, Teresina-PI, pp. 1-21, 24 a 28 de agosto de 2020. Anais eletrônicos. Disponível em: <https://ojs.ufpi.br/
index.php/ancogite/article/viewFile/11316/pdf> Acesso em: 20 jul. 2023.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamentada a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002.
Brasília, DF, 23 dez. 2005. Seção 1, p. 28-30. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-
/2005/decreto/d5626.htm> Acesso em: 22 mar. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.146 de 06 de julho de 2015. Brasília, 2002. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa
com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_
ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm> Acesso em: 22 mar. 2023.
BRASIL. Lei 14.191, de 03 de agosto de 2021. Altera a lei 9394/99 e dispõe sobre a modalidade da educação
bilíngue para surdos. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14191.
htm> Acesso em: 22 mar. 2023.
CAPOVILLA, Fernando Cesar. Por um plano nacional de alfabetização (PNA) capaz de respeitar diferenças
de língua e constituição biológica. Revista Psicopedagógica, São Paulo, v. 37, n. 113, pp. 208-224, ago. 2020.
Disponível em: <https://dx.doi.org/10.5935/0103-8486.20200015> Acesso em: 22 mar. 2023.
CONCEIÇÃO, Josilene Maria; LEAL, Telma Ferraz. Perspectiva de análise do acesso à leitura para além dos
muros escolares. Educação em Foco, Juiz de Fora-MG, v. 25, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.
br/index.php/edufoco/article/view/20055. Acesso em: 28 ago. 2023.
CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E ACESSIBILIDADE EM MUSEUS E PATRIMÔNIO (CIEAMP):
Nada sobre nós sem nós. Instituto Itaú Cultural e do Museu de Arte Moderna de São Paulo - 6ª Edição. 27 e 29
de novembro de 2019. Disponível em: https://www.ieb.usp.br/6cieamp/> Acesso em: 26 jul. 2023.
CRUZ, Osilene Maria de Sá e Silva da; PRADO, Rosana. Educação Bilíngue e Letramento Visual: Reflexões
sobre o Ensino para Surdos. Revista Espaço, Rio de Janeiro, n. 52, pp. 179-2019, jul-dez. 2019. Disponível em:
<https://seer.ines.gov.br/index.php/revista-espaco/article/view/1545/1479> Acesso em: 20 jul. 2023.
FRUTUOSO, Aline de Fátima da Silva Araújo. A Verbo-visualidade no Conto da Lenda da Cobra Grande:
adaptação e tradução. Universidade Federal da Paraíba-UFPB Programa de Pós-Graduação em LetrasPPGL. João Pessoa-Pb, 2023. 82 f. Disponível em: <https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/programa/noticias_desc.
jsf?lc=lc=pt_BR&id=1877¬icia=312950895> Acesso em: 30 ago. 2023.
GARCÍA-TERCEÑO, Eva M.; GRECA, Ileana M.; OLALLA-MARISCAL, Gemma Santa; DIEZ-OJEDA, María.
The participation of deaf and hard of hearing children in non-formal science activities. Frontiers in Education,
Lausanne - Switzerland, v. 8, n. 1084373, 2023. Disponível em: <http://doi.org/10.3389/feduc.2023.1084373>
Acesso em: 01 ago. 2023.
GOMES, Carla Renata. O Pensamento de Waldisa Rússio sobre a Museologia. Inf. & Soc.:Est., João
Pessoa, v. 25, n. 3, p. 21-35, set./dez. 2015. Disponível em: <https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2016/01/
pdf_69c648e668_0000019455.pdf> Acesso em: 22 fev. 2023.
INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS (IBRAM). Subsídios para a Elaboração de Planos Museológicos. Brasília,
Disponível em: <https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2017/06/Subs%C3%ADdios-para-aelabora%C3%A7%C3%A3o-de-planos-museol%C3%B3gicos.pdf> Acesso em: 17 ago. 2023.
LEÃO, Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa; SOFIATO, Cássia Geciauskas; OLIVEIRA, Margarete de. A imagem
na educação de surdos: usos em espaços formais e não formais de ensino. Revista de Educação. PUC-Campinas,
Campinas, 22(1):51-63, jan./abr., 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3001>
Acesso em: 11 jun. 2023.
MACEDO, Yuri Miguel. Letramentos Multimodais para o Ensino do Português como Segunda Língua para
Surdos. EntreLínguas, Araraquara-SP, v. 6, n. 2, pp. 357-369, jul./dez., 2020. Disponível em: https://periodicos.
fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/13805> Acesso em: 20 jul. 2023.
MARANHÃO, Gustavo. Castelo de Exemplos. Revista Continente: documento. Recife, Ano 1, nº 1, 2002, p. 31-34.
MATUSIAK, Krystyna K., HEINBACH, Chelsea, HARPER Anna; BOVEE Michael. Visual Literacy in Practice: Use of
Images in Students’ Academic Work. College & Research Libraries, v. 80, n. 1, pp. 123-139, jan. 2019. Disponível
em: <https://crl.acrl.org/index.php/crl/article/view/16950/18656> Acesso em: 20 jul. 2023.
MERTZANI, M. Alfabetização na língua de sinais no currículo de língua de sinais. Momento - Diálogos em
Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 02, pp. 171–198, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.14295/momento.
v31i02.14392> Acesso em: 26 fev. 2023.
MINERVINO, Carla Alexandra da Silva Moita; DIAS, Émille Burity. Teste de habilidades preditoras da leitura:
normas de habilidade para crianças. Aval. Psicol., Itatiba, v. 16, n. 4, p. 415-425, out. 2017. Disponível em:
<http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1604.12779.>. Acesso em: 17 mar. 2023.
MIRANDA, Deyse Garcia. Letramento Visual: um possível caminho para a criança surda chegar à escrita. Línguas
& Letras, Cascavel-PR, v. 20, n. 48, pp. 196-211, jan. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.5935/1981-
20190041> Acesso em: 20 jul. 2023.
MORAIS, Cybele Ruana Ferreira de, SOUZA, Maria das Dores Alves de; SILVA, Maria Zenaide Valdivino da.
O Letramento Visual Crítico no Estágio Supervisionado de Língua Inglesa. Nuances: estudos sobre Educação,
Presidente Prudente-SP, v. 30, n.1, pp.125-142, Março-Dez., 2019. Disponível em: <https://revista.fct.unesp.br/
index.php/Nuances/article/view/6698> Acesso em: 20 jul. 2023.
MOURÃO, Cláudio Henrique Nunes. Literatura Surda: produções culturais de surdos, em Língua de Sinais. 2011.
p. Porto Alegre, 2011. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Porto Alegre-PR
PEIXOTO, Janaína Aguiar. O registro da beleza nas mãos: a tradição de produções poéticas em língua de sinais
no Brasil. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. 263 f. Disponível
em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9184> Acesso em: 30 ago. 2023.
PEIXOTO, Janaína Aguiar. A tradição literária no mundo visual da comunidade surda brasileira. João Pessoa:
Editora do CCTA, 2020. Disponível em: <https://www.ufpb.br/editoraccta/contents/titulos/letras-1/a-tradicaoliteraria-no-mundo-visual-da-comunidade-surda-brasileira-1> Acesso em: 30 ago. 2023.
PINACOTECA. Auguste Rodin: esculturas e fotografias. Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, Recife,
de 20 de outubro a 22 de novembro de 2000; Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Fortaleza, de 29 de
novembro a 31 de dezembro de 2000; Pinacoteca do Estado de São Paulo, de 08 de janeiro a 17 de fevereiro
de 2001. São Paulo: Associação dos Amigos da Pinacoteca, 2000.
SANTOS, Mara Núbia Guimarães dos; SANTOS, Elisabeth Guimarães dos; DAMASO, Eliene Alves Ferreira.
Inclusão social na escola: controversas e desafios. Revista EDaPECI, São Cristóvão-SE, v. 19. n. 3, pp. 109-121
set./dez. 2019. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.312255.109-121> Acesso em : 26
mar. 2023
SILVA, Lidiane Kelvin da; OLIVEIRA, Rafaela Alcântara Barros de; OLIVEIRA, Rayane Feitoza Marques et al.
Percepção dos Acadêmicos de Fonoaudiologia sobre o Desenvolvimento da Visualidade Linguística de Surdos
Bilíngues nos Equipamentos Museais. Anais Científicos do XXVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e
V Congresso Ibero Americano de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Linguagem. Cód
, 2020. Disponível em: <https://www.sbfa.org.br/plataforma2020/anais/trabalhos> Acesso em: 15 abr 2023
ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Editora Parábola,
ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; TAVEIRA, Cristiane Correia. Proposta de uma gramática visual para descrição
e análise composicional de vídeos digitais em línguas de sinais. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 25,
n. 3, 2019. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382519000300001> Acesso em: 30 ago. 2023.
VIANA, Priscila Paula Santos; TOMASI, Áurea Regina Guimarães. The participation of the listening family in the
development of deaf children: an experience report. Braz. J. Hea. Rev, Curitiba, v. 3, n. 6, p.18284-18302. nov./
dez. 2020. Disponível em: Acesso em: 23 mai. 2023
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2024-06-04
Publicado em 2024-06-07