ALFABETIZAÇÃO E LITERATURA INFANTIL NOS PROGRAMAS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFJ
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022616Palavras-chave:
Educação literária. Letramento literário. Estratégias de leitura. Iniciação à docência. Formação inicialResumo
O artigo relata experiência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e do Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Jataí, ocorrida com formação teórico-prática e mediação de leitura literária para crianças do Ensino Fundamental de duas escolas municipais de Jataí/GO. Partindo das ações pedagógicas, de formulários de diagnóstico e feedback, e de devolutivas dos professores da Educação Básica acerca das ações desenvolvidas, os resultados apontam benefícios como ampliação de conhecimento prévio sobre obras literárias clássicas e autores, além disso, os acadêmicos bolsistas entendem a importância da mediação de leitura para o estabelecimento de vínculos e a formação humana, a compreensão leitora e a participação efetiva na cultura escrita.
Métricas
Referências
ANDERSEN, Hans Christian. A pequena vendedora de fósforos. In: Contos de fadas - edição comentada e ilustrada. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 294-299.
ANDERSEN, Hans Christian. O patinho feio. In: Contos de fadas - edição comentada e ilustrada. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 305-317.
BAJARD, Élie. A descoberta da língua escrita. São Paulo: Cortez, 2012. 128 p.
CÂNDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 4. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 2011, p. 169-191.
DOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlati; SILVA, Kenia Adriana de Aquino Modesto; SOUZA, Renata Junqueira de Souza. Pibid, Pibic e a poesia de Vinícius de Moraes. BARROS-MENDES, Adelma et. al (orgs.). Anais do IV Congresso Brasileiro de Alfabetização. Belo Horizonte, v. 1, p. 937-947, ago de 2019. Disponível em: www.abalf.org.br/_files/ugd/64d1da_1399aa84646144719880e3dd9a326d5d.pdf Acessado em:18 de jul 2021.
FATIMA, Ana. As tranças de minha mãe. Ilustrações Quezia Silveira. São Paulo: Uirapuru, 2018, 32 p.
GAUTHIER, Clermont. Ensinar: ofício estável, identidade profissional vacilante. In: SILVA, Marilda da (org). Pedagogia cidadã: cadernos de formação: caderno de didática. São Paulo: UNESP, Pró-reitoria de Graduação, 2003. 268 p.
GRIMM, Jacob e Wilhelm. A Bela Adormecida. In: Contos de fadas - edição comentada e ilustrada. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 110-119.
GRIMM, Jacob e Wilhelm. Chapeuzinho Vermelho. In: Contos de fadas - edição comentada e ilustrada. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 33-43.
GRIMM, Jacob e Wilhelm. João e Maria. In: Contos de fadas - edição comentada e ilustrada. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 60-73.
JACOBS, Joseph. João e o pé de feijão. In: Contos de fadas - edição comentada e ilustrada. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 147-159.
JACOBS, Joseph. A história dos três porquinhos. In: Contos de fadas - edição comentada e ilustrada. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 218-223.
LOBATO, Monteiro. Lobisomem. In: LOBATO, Monteiro. O saci. São Paulo: Globo, 2007, p. 52-53.
LOBATO, Monteiro. Medo de saci. In: LOBATO, Monteiro. O saci. São Paulo: Globo, 2007, p. 19-21.
LOBATO, Monteiro. Dom Quixote das crianças. 16. ed. São Paulo: Brasiliense, 2002, 147 p.
MARCELO GARCÍA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999, 272 p.
MODESTO-SILVA, Kenia Adriana de Aquino et. al. Contar e encantar: técnicas de contação de histórias e as estratégias de leitura na educação infantil. In: FEBA, Berta Lúcia Tagliari; SOUZA, Renata Junqueira de. (orgs.). Práticas de leitura literária na primeira infância. Presidente Prudente: Editora Educação Literária, 2020. 136 p.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. A “Política Nacional de Alfabetização” (BRASIL, 2019): uma “guinada” (ideo)metodológica para trás e pela direita. Revista Brasileira de Alfabetização - Abalf. Belo Horizonte, v. 1, b. 10 (Edição Especial), p. 26-31, jul/dez 2019. Disponível em: www.https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/348 Acessado em 19 jul. 2021.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Uma proposta para o próximo milênio: o pensamento interacionista sobre alfabetização. Presença Pedagógica, v. 5, n. 29, p. 21-28, set./out.1999.
MUNIZ, Flávia. O jogo do pega-pega. São Paulo: FTD, 2012, 32 p.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/?format=pdf&lang=pt Acessado em: 27 abr. 2022.
RADINO, Glória; OLIVEIRA, Maria Lúcia de. Os contos de fadas na alfabetização. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v. 5, 2017. DOI: 10.26673/tes.v5i0.9503. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9503. Acesso em: 15 abr. 2021.
SEUSS, Dr. Como o Grinch roubou o natal. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2017, 64 p.
SHULMAN, Lee S. Those Who Understand: kwowledge growth in teaching. Educational Researcher, p. 4-14, 1986. Disponível em: http://www.fisica.uniud.it/URDF/masterDidSciUD/materiali/pdf/Shulman_1986.pdf. Acesso em: 13 out. 2011.
SHULMAN, Lee S. Knowledge and Teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 57 (1), 1987, p. 1-22.
SCIESZKA, Jon. A verdadeira história dos três porquinhos: por A. Lobo. Tradução Pedro Maia. Ilustrações Lane Smith. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005, 32 p.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2018. 384 p.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Tradução de Cláudia Schilling. Porto Alegre: ArtMed, 1998, 194 p.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes & formação profissional. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. 325 p.
TRAVASSOS, Sonia. Lobato e escola: mediando a leitura de um clássico. In: LIMA, Maria do Socorro Lucena et. al (orgs.). Didática e prática de ensino na relação com a escola. Fortaleza: EdUECE, 2014. p. 2759-2771.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2022-06-18
Publicado em 2022-07-05