ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA
O QUE DIZEM AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS?
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023632Palavras-chave:
Alfabetização. Letramento. Ensino remoto. PandemiaResumo
Em virtude da crise generalizada que se instalou no país com a propagação do vírus da COVID-19 e, em consequência, da utilização do ensino remoto, essa pesquisa preocupou-se em compreender o cenário da alfabetização e do letramento nessa conjuntura. Por meio de pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, foram analisados a partir de princípios da análise de conteúdo, vinte artigos de diferentes periódicos, abordando a alfabetização e o letramento sob o enquadre da pandemia. Como resultado da análise foi possível mostrar os desafios que envolveram as aulas remotas, considerando as especificidades da alfabetização e do letramento no contexto da pandemia; assim como propor uma reflexão acerca das perdas e dos possíveis ganhos oriundos do ensino remoto emergencial.
Métricas
Referências
ALFABETIZAÇÃO EM REDE: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO REMOTO DA ALFABETIZAÇÃO NA
PANDEMIA COVID-19 - RELATÓRIO TÉCNICO (PARCIAL). Revista Brasileira de Alfabetização, n. 13, p. 185-
, 3 dez. 2020. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/465. Acesso
em: 27 dez. 2021.
ANTUNES, R. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. São Paulo: Boitempo, 2020
BASTOS, J. M. C. Alfabetização e letramento: desafios e possibilidades em tempos de pandemia. Educação
Básica em Foco, [S.L], v. 2, n. 4, p. 1-6, jan./mar. 2021. Disponível em: https://educacaobasicaemfoco.net.br/04/
Artigos/Alfabetizacao_e_letramento_desafios_e_possibilidades_BASTOS-J-M-C.pdf. Acesso em: 27 dez. 2021.
BRASIL. Congresso. Senado. Decreto nº 6, de 20 de março de 2020. Reconhece, para os fins do art. 65 da Lei
Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública, nos termos da
solicitação do Presidente da República encaminhada por meio da Mensagem nº 93, de 18 de março de 2020.
Decreto Legislativo Nº 6 de 2020. Extra. ed. Brasília, DF: Diário Oficial da União, n. 55, Seção 1. Disponível em:
https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=20/03/2020&jornal=602&pagina=1. Acesso
em: 09 fev. 2022.
CÉSAR, G. P. et al. A pandemia e os professores alfabetizadores: um olhar para a rede pública no sul do brasil.
Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, v. 8, e. 21015, p. 1-22, 13 abr. 2021. Disponível em: https://
periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/423/213. Acesso em: 27 dez. 2021.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CP nº 5/2020, de 28 de abril de 2020. Reorganização do
Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da
carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF: MEC, 01 jun. 2020. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-
&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 08 fev. 2022.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIOVANI, F. A singularidade de um processo de alfabetização em tempos de pandemia. Educação Básica
em Foco, [S.L], v. 2, n. 4, p. 1-7, jan./mar. 2021. Trimestral. Disponível em: https://educacaobasicaemfoco.net.
br/04/Artigos/A_singularidade_de_um_processo_de_alfabetizacao_em_tempos_de_pandemia_GIOVANI-F.pdf.
Acesso em: 27 dez. 2021.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas,
São Paulo, v. 35, n. 2, p.57-63, mar./abr. 1995. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rae/v35n2/a08v35n2.
pdf>. Acesso em: 29 ago. 2020
KLEIMAN, A. B. Preciso ensinar o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Campinas, UNICAMP/MEC,
LEITE, J. A. de O.; BOTELHO, L. S. Letramentos múltiplos: uma nova perspectiva sobre as práticas sociais de
leitura e de escrita. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery, Juiz de Fora, n. 10, p. 1-21, jan./jun.
Semestral. Disponível em: http://re.granbery.edu.br/artigos/NDMx. Acesso em: 20 set. 2021.
LEITE, W. S. S. Sociedade moderna e tecnologias na educação: reflexões e perspectivas sobre a realidade no
Brasil. Liberato, Novo Hamburgo, v. 15, n. 24, p. 105-212, jul./dez. 2014. Semestral.
MELLO, S. A. Letramento e alfabetização na Educação Infantil, ou melhor, formação da atitude leitora e produtora
de textos nas crianças pequenas. In: VAZ, Alexandre Fernandez; MOMM, Caroline Machado (org.). Educação
infantil e sociedade: questões contemporâneas. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2012. Disponível em: https://
www.usfx.bo/nueva/vicerrectorado/citas/SOCIALES_8/Pedagogia/82.pdf#page=76. Acesso em: 10 jul. 2021.
MENESES, M. M. N. de L.; FRANÇA, A. C. G. de; LOPES, D. M. de C. A alfabetização em tempos de pandemia::
o que dizem as lives?. In: EPEN - REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL NORDESTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL
DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 25., 2020, [Salvador]. Anais [...] . [Salvador]: Anped -
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2020. p. 1-7. Disponível em:http://anais.
anped.org.br/regionais/sites/default/files/trabalhos/20/8345-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf. Acesso em:
dez. 2021.
MORAIS, A. G. Concepções e metodologias de alfabetização: Por que é preciso ir além da discussão sobre velhos
métodos? Secretaria de Educação Básica. (Trabalho apresentado no Seminário Alfabetização e Letramento em
Debate). 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/alf_moarisconcpmetodalf.pdf.
Acesso:20 out. 2021.
PACHECO, L. P.; HÜBNER, L. C. Como o distanciamento social em tempos de pandemia desafia os estágios
iniciais da aprendizagem da leitura em crianças. Signo, v. 46, n. 85, p. 58-69, 6 jan. 2021. Disponível em: https://
online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/15672. Acesso em: 27 dez. 2021.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Departamento de Ensino
Fundamental. Orientações pedagógicas: língua portuguesa, Ciclo Básico de Alfabetização /. - Curitiba. SEED -
Pr., 2005.
PENA, S. C.; OLIVEIRA, D. A. de; CARNEIRO, A. K. Modos de ensinar, modos de aprender: os desafios de
alfabetizar em tempos de pandemia. Educação Básica em Foco, [S.L], v. 2, n. 4, p. 1-6, jan./mar. 2021. Disponível
em: https://educacaobasicaemfoco.net.br/04/Artigos/Modos_de_ensinar_modos_de_aprender.pdf. Acesso em:
dez. 2021.
RODRIGUES, F.; DUARTE, K.; ROSSI, K. O processo de alfabetização da criança segundo Emilia Ferreiro.
Revista Científica Eletrônica de Pedagogia, [s. l], v. 1, n. 11, p. 1-7, jan. 2008. Semestral. Disponível em: http://
www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Pedagogia/aprocesso_alfab_ferreiro.
pdf. Acesso em: 15 set. 2021.
SANTOS, F. M. dos. Análise de conteúdo: a visão de Laurence Bardin. Resenha de: [BARDIN, L. Análise de
conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229p.] Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.6, no.
, p.383-387, mai. 2012. Disponível em http://www.reveduc.ufscar.br. Acesso em: 29 ago. 2020.
SANTOS, B. de S. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Almedina, 2020. 32 p.
SAVIANI, D. Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavírus e educação – o desmonte da educação nacional.
Exitus, [S.L.], v. 10, p. 01-25, 15 ago. 2020. Universidade Federal do Oeste do Pará.
SOARES, M. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e escrever. São Paulo: Editora Contexto, 2020. 352 p.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
VERBICARO, L. P. Pandemia e o colapso do neoliberalismo. Voluntas: Revista Internacional de Filosofia, Santa
Maria, v. 11, n. 3, p. 1-9, jul. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/voluntas/article/view/43490. Acesso
em: 15 dez. 2021.
ZACHARIAS-CAROLINO, A. G.; LUCCA, T. A. F. de. Desafios do trabalho pedagógico na alfabetização no
contexto da pandemia em uma rede pública de ensino do interior paulista. Educação Básica em Foco, [S.L], v. 2,
n. 4, p. 1-6, jan./mar. 2021.Trimestral.Disponível.em:https://educacaobasicaemfoco.net.br/04/Artigos/Desafios_
do_trabalho_pedagogico_na_alfabetizacao_no_contexto_da_pandemia_em_uma_redepublica_de_ensino_do_
interior_paulista_ZACHARIAS-CAROLINO-A-G_LUCCA-T-A-F.pdf. Acesso em: 27 dez. 2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2023-04-10
Publicado em 2023-06-30