CONTRIBUIÇÕES E REFLEXÕES DA TEORIA FONOLÓGICA PARA UMA ALFABETIZAÇÃO NÃO MUTILADORA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023644Palavras-chave:
Curso ABC, MEC, Alfabetização, Fonética e Fonologia, LinguísticaResumo
Este artigo discute a relevância da pesquisa linguística para a alfabetização, a qual, em uma abordagem multidisciplinar, deve dialogar com outras áreas do conhecimento que têm a linguagem como objeto de estudo, tal qual a Educação. Com base em dois capítulos do curso Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) (BRASIL, 2021) e, consequentemente, no método de alfabetização fônico, discutimos o curso e o método em evidência à luz dos conceitos relacionados à Fonética e Fonologia e, em especial, à luz da consciência fonológica dos indivíduos. Nossa análise revela que, no material disponibilizado pelo MEC, há imprecisões teóricas sistemáticas relacionadas ao campo da Linguística. Compreendendo a alfabetização, como tema de pesquisa inter- e transdisciplinar, pretendemos, com este estudo, reafirmar o compromisso ético da linguística com o ensino.
Métricas
Referências
ALVES, Rui; LEITE, Isabel. Alfabetização Baseada na Ciência - Manual do Curso ABC. Brasília: Ministério da
Educação (MEC); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 2021. Disponível
em: https://alfabetizacao.mec.gov.br/images/pdf/manual_do_curso_abc.PDF
ALVES; Ubiratã Kickhöfel. Consciência dos aspectos fonético-fonológicos da L2. In: LAMPRECHT, Regina Ritter
et al. Consciência dos sons da língua. 1ª ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2012, p. 169-191.
BARBOSA, Plínio; Madureira, Sandra. Manual de Fonética Acústica e Experimental. 1ª ed. São Paulo: Cortez
Editora, 2015.
Bisol, Leda. Introdução a Estudos de Fonologia do Português Brasileiro. 1ª ed. Edipuc-RS, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA: Política Nacional de Alfabetização. Brasília:
MEC, Sealf: 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CÂMARA JR., Joaquim Mattoso. Problemas de linguística descritiva. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1971.
f.
CÂMARA JR., Joaquim Mattoso. Estrutura da Língua Portuguesa. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1970.
f.
CHOMSKY, Noam; HALLE, Morris. The Sound Pattern of English. 1ª ed. New York: Haper and Row, 1968. 242 f.
CLEMENTS, Nick; HUME, Elizabeth. The internal organization of speech sounds. In: GOLDSMITH, Jonh. (Ed.).
The handbook of phonological theory. 1ª ed. Cambridge: Cambridge/ Massachusetts Blackwell, 1995. P. 245-
CRISTÓFARO-SILVA, Taís. Fonética e Fonologia do Português. 11ª ed. São Paulo: Contexto, 2017 [1999]. 278 f.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. 7ª ed. São Paulo: Scipione, 1990.327 f.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o bá-bé-bi-bó-bu. São Paulo: Editora Scipione, 2006. 258 f.
CALLOU, Dinah et al. Variação e diferenciação dialetal: a pronúncia do /r/ no português do Brasil. In: KOCH,
Ingedore (org.). Gramática do português falado. Vol VI. 1ª ed. Campinas: UNICAMP, 1996. p. 465-493
CAMPOS, Priscila Barbosa; TENANI, Luciani; BERTI, Larissa. As grafias não convencionais da coda silábica nasal:
análise de dados de EJA. Alfa, São Paulo, v. 56, n. 2, p. 673-704, 2012. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/
alfa/article/view/5542#:~:text=Sob%20o%20aspecto%20fonol%C3%B3gico%2Ca,canto%E2%80%9D%2C%20
%E2%80%9Cma%C3%A7%C3%A3%E2%80%9D.
BALDUINO, Amanda; GOUVEIA, Angelly. Processos fonológicos na produção escrita de alunos brasileiros e
com ascendência boliviana: a relevância da sílaba e do acento. Revista da ABRALIN, [S. l.], v. 22, n. 1, 2023.
DOI: 10.25189/rabralin.v22i1.2137. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/2137.
Acesso em: 30 out. 2023
DA HORA, Dermeval; MAGALHÃES, José. Fonologia, variação e ensino. Natal: EDUFRN, 2016.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem escrita e alfabetização. São Paulo: Contexto, 2012.
FARACO, Carlos Alberto. Escrita e Alfabetização. 9ª ed. São Paulo: Ed. Contexto. 1992 [2015]. 72 f.
FIORIN, José Luiz. Introdução à Linguística: objetos teóricos. 1ª ed. São Paulo: Ed. Contexto. 2010.228 f.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; MONTEIRO, Sara Mourão. Dossiê “Política Nacional de Alfabetização
em foco: olhares de professores e pesquisadores. Revista Brasileira De Alfabetização, v. 1, n. 10, p. 10-13,
https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.381. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.
php/rabalf/article/view/381
GOLDSMITH, John. Autossegmental Phonology. 1976. 280 f. Tese (Doutorado em Filosofia), Massachusetts
Institute of Technology, Cambridge, Massachusetts.
GOLDSMITH, John. Syllable Structure. In: GOLDSMITH, John. Autosegmental and metrical phonology. 1ª ed.
Nova Jersey: Wiley-Blackwell Publishing, p. 103-140, 1990.
GONTIJO, Claudia Maria; ANTUNES, Janaína Silva. Diálogos com o Plano Nacional de Alfabetização (2019):
contrapalavras. Revista Brasileira De Alfabetização, v. 1, n. 10, p. 32-38, 2020. https://doi.org/10.47249/rba.2019.
v1.371.Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/371
GOUVEIA, Angelly. A produção escrita de alunos imigrantes: percepções acerca do português brasileiro reveladas
em textos de estudantes com ascendência boliviana. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua
Portuguesa), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.
HAUPT, Carine. Formação docente e a fonética e fonologia: o ensino da ortografia. SIGNUM: Estud. Ling.,
Londrina, v. 15, n. 2, p. 237-256, dez. 2012. DOI: 10.5433/2237-4876.2012v15n2p237
KAGER, René. Optimality theory. 1ª ed. Cambridge, United Kingdom: Cambridge university press, 1999.
f.
LADEFOGED, Peter; MADDIESON, Ian. The Sounds of the World’s Languages. 1ª ed. Oxford UK: Blackwell
Publishers, 1996. 408 f.
LEITE, Camila; FONSECA, Aline; MAGALHÃES, José. Fonologia e Ensino: da teoria à prática. Veredas – Revista
de Estudos Linguísticos, v.24, n.3, I-IV, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/issue/
view/1433
MADDIESON, Ian. Patterns of Sounds. 1ª ed. London: Cambridge University Press, 1984. 493 f.
MAGALHÃES, José. A Linguística além da descrição, além do ensino, além de si mesma. Calidoscópio, v. 17, n.
, p. 753-764, Dezembro, 2019. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/
cld.2019.174.06
MAGALHÃES, Lúcia. Consciência fonológica: relação com a aprendizagem da leitura e da escrita. Disponível em:
https://maemequer.sapo.pt/desenvolvimento-infantil/desenvolvimento-fase-a-fase/desenvolvimento/conscienciafonologica/; Acesso em: 06 de setembro de 2022.
MOITA LOPES, Luiz Paulo (Org.) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial,
279 f.
MOITA LOPES, Luiz Paulo Da Aplicação de Linguística à Linguística Aplicada Indisciplinar. In: PEREIRA, Regina
Celi; ROCA, Pilar. Linguística aplicada- um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Editora Contexto, 2009.
P. 11-24.
MONARETTO, Valéria Neto de Oliveira. Uma análise alternativa para a vibrante no português. Organon, Porto
Alegre, v. 36, p. 143-148, 2003. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/242586
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5ª ed. Lisboa, Instituto Piaget, 1991. 120 f.
MORIN, Edgar. O Método 4. As Idéias. 3ª ed. Porto Alegre: Sulina, 1998.319 f.
MORTATTI, Maria do Rosário. Um balanço crítico da “Década da Alfabetização no Brasil”. Cadernos CEDES, v.
, n. 89, p. 15-34, jan.-abr, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/RthY6QQGrhJjphb6nsm8P8k/
abstract/?lang=pt
OLIVEIRA, Marco Antônio de. Conhecimento linguístico e apropriação do sistema de escrita. 1. ed. Belo Horizonte:
CEALE/FAE/UFMG, 2005. v. 01. 70p.
OTTONELLI, Rosmere Adriana.; ALEXIUS, Sofia Cristina. A Importância da Fonética e da Fonologia na Formação
do Professor da Alfabetização e das Demais Fases Escolares. Pleiade, v. 09, n. 18, p. 98-104, Jul./Dez., 2015.
Disponível em: https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/296
POLLO, Tatiana. Conhecimento da Língua: Fonologia e Ortografia do Português do Brasil .IN: ALVES, Rui; LEITE,
Isabel. Alfabetização Baseada na Ciência - Manual do Curso ABC. Brasília: Ministério da Educação (MEC);
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 2021. p. 87-106.
PRINCE, Alan; SMOLENSKY, Paul. Optimality theory: Constraint interaction in generative grammar. 1ª ed. New
Brunswick, NJ: Rutgers University Center for Cognitive Science, 1993. 262 f.
RENNICKE, Iiris. Representação fonológica dos róticos do Português Brasileiro: uma abordagem à base de
exemplares. Scripta, v. 20, n. 38, p. 70-97, 2016. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/
scripta/article/view/P.2358-3428.2016v20n38p70.
RAJAGOPALAN, Kanavillil. Linguagem e Identidade. In: RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma linguística crítica –
linguagem, identidade e a questão ética. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2021 [2003], p. 23-28.
SANTOS, Raquel Santana; BENEVIDES, Aline; TONI, Andressa. Fonologia, Aquisição e Educação. Ponta Grossa:
Atena Editora, 2021. 219 f.
SILVA, Ana Cristina. Consciência Fonológica e Conhecimento das Letras. IN: ALVES, Rui; LEITE, Isabel.
Alfabetização Baseada na Ciência - Manual do Curso ABC. Brasília: Ministério da Educação (MEC); Coordenação
de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 2021. P. 87-106.
SILVA, F. A. A.; LIMA JR, R. M. O efeito do ensino de relações grafofonológicas na redução de erros ortográficos
na Educação de Jovens e Adultos. Domínios de Lingu@gem,v. 14, n. 3, p. 879-907, 2020. Disponível em: http://
www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/47683
SILVA, J. de S. A fonética e a fonologia no currículo do Ensino Fundamental. In XVII Congresso Internacional
Asociación de Linguística Y Filología de América Latina (ALFAL), 2014. p.1163-1173.
SOUZA, A. C.; LAZZAROTTO-VOLCÃO, C. Ensino inicial de leitura e escrita no processo de alfabetização:
contribuições da fonologia e da psicolinguísica. In: RECH, Núbia Ferreira; GUESSER, Simone. Gramática e
Aquisição: propostas para o professor da educação básica. Campinas: Pontes, 2022, p. 45-73.
TENANI, Lucinai; SONCIN, Geovana. Emprego de vírgula e prosódia no Português Brasileiro: aspectos teóricoanalíticos e implicações didáticas. Filologia Linguística Portuguesa, v. 17, n. 2, jul./dez. 2015. p. 473-493.
Disponível em: https://www.revistas.usp.br/flp/article/view/101104
TENANI, Luciani. Prosódia e escrita: uma análise a partir de (hiper)segmentações de palavra. 2016. 171 f. Tese
apresentada de Livre-Docência em Fonologia, junto ao Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, do
Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”,
São José do Rio Preto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2023-10-30
Publicado em 2023-12-04