CONTRIBUIÇÕES E REFLEXÕES DA TEORIA FONOLÓGICA PARA UMA ALFABETIZAÇÃO NÃO MUTILADORA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023644

Keywords:

Curso ABC, MEC, Alfabetização, Fonética e Fonologia, Linguística

Abstract

This paper discusses the relevance of linguistic research for literacy, which, in a multidisciplinary approach, should dialogue with other areas of knowledge that have language as an object of study, such as Education. Based on two chapters of the Science-Based Literacy Course (ABC) (BRASIL, 2021) and, consequently, on the phonics literacy method, we discuss the course and the method in the light of concepts related to Phonetics and Phonology and, in particular, in the light of the phonological awareness of individuals. Our analysis revealed that, in the material provided by  MEC, there are systematic theoretical inaccuracies related to the field of Linguistics. Understanding literacy as a topic of inter- and transdisciplinary research, we intend, with this study, to reaffirm the ethical commitment of linguistics to teaching.

Metrics

Metrics Loading ...

References

ALVES, Rui; LEITE, Isabel. Alfabetização Baseada na Ciência - Manual do Curso ABC. Brasília: Ministério da

Educação (MEC); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 2021. Disponível

em: https://alfabetizacao.mec.gov.br/images/pdf/manual_do_curso_abc.PDF

ALVES; Ubiratã Kickhöfel. Consciência dos aspectos fonético-fonológicos da L2. In: LAMPRECHT, Regina Ritter

et al. Consciência dos sons da língua. 1ª ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2012, p. 169-191.

BARBOSA, Plínio; Madureira, Sandra. Manual de Fonética Acústica e Experimental. 1ª ed. São Paulo: Cortez

Editora, 2015.

Bisol, Leda. Introdução a Estudos de Fonologia do Português Brasileiro. 1ª ed. Edipuc-RS, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA: Política Nacional de Alfabetização. Brasília:

MEC, Sealf: 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CÂMARA JR., Joaquim Mattoso. Problemas de linguística descritiva. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1971.

f.

CÂMARA JR., Joaquim Mattoso. Estrutura da Língua Portuguesa. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1970.

f.

CHOMSKY, Noam; HALLE, Morris. The Sound Pattern of English. 1ª ed. New York: Haper and Row, 1968. 242 f.

CLEMENTS, Nick; HUME, Elizabeth. The internal organization of speech sounds. In: GOLDSMITH, Jonh. (Ed.).

The handbook of phonological theory. 1ª ed. Cambridge: Cambridge/ Massachusetts Blackwell, 1995. P. 245-

CRISTÓFARO-SILVA, Taís. Fonética e Fonologia do Português. 11ª ed. São Paulo: Contexto, 2017 [1999]. 278 f.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. 7ª ed. São Paulo: Scipione, 1990.327 f.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o bá-bé-bi-bó-bu. São Paulo: Editora Scipione, 2006. 258 f.

CALLOU, Dinah et al. Variação e diferenciação dialetal: a pronúncia do /r/ no português do Brasil. In: KOCH,

Ingedore (org.). Gramática do português falado. Vol VI. 1ª ed. Campinas: UNICAMP, 1996. p. 465-493

CAMPOS, Priscila Barbosa; TENANI, Luciani; BERTI, Larissa. As grafias não convencionais da coda silábica nasal:

análise de dados de EJA. Alfa, São Paulo, v. 56, n. 2, p. 673-704, 2012. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/

alfa/article/view/5542#:~:text=Sob%20o%20aspecto%20fonol%C3%B3gico%2Ca,canto%E2%80%9D%2C%20

%E2%80%9Cma%C3%A7%C3%A3%E2%80%9D.

BALDUINO, Amanda; GOUVEIA, Angelly. Processos fonológicos na produção escrita de alunos brasileiros e

com ascendência boliviana: a relevância da sílaba e do acento. Revista da ABRALIN, [S. l.], v. 22, n. 1, 2023.

DOI: 10.25189/rabralin.v22i1.2137. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/2137.

Acesso em: 30 out. 2023

DA HORA, Dermeval; MAGALHÃES, José. Fonologia, variação e ensino. Natal: EDUFRN, 2016.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem escrita e alfabetização. São Paulo: Contexto, 2012.

FARACO, Carlos Alberto. Escrita e Alfabetização. 9ª ed. São Paulo: Ed. Contexto. 1992 [2015]. 72 f.

FIORIN, José Luiz. Introdução à Linguística: objetos teóricos. 1ª ed. São Paulo: Ed. Contexto. 2010.228 f.

FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; MONTEIRO, Sara Mourão. Dossiê “Política Nacional de Alfabetização

em foco: olhares de professores e pesquisadores. Revista Brasileira De Alfabetização, v. 1, n. 10, p. 10-13,

https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.381. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.

php/rabalf/article/view/381

GOLDSMITH, John. Autossegmental Phonology. 1976. 280 f. Tese (Doutorado em Filosofia), Massachusetts

Institute of Technology, Cambridge, Massachusetts.

GOLDSMITH, John. Syllable Structure. In: GOLDSMITH, John. Autosegmental and metrical phonology. 1ª ed.

Nova Jersey: Wiley-Blackwell Publishing, p. 103-140, 1990.

GONTIJO, Claudia Maria; ANTUNES, Janaína Silva. Diálogos com o Plano Nacional de Alfabetização (2019):

contrapalavras. Revista Brasileira De Alfabetização, v. 1, n. 10, p. 32-38, 2020. https://doi.org/10.47249/rba.2019.

v1.371.Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/371

GOUVEIA, Angelly. A produção escrita de alunos imigrantes: percepções acerca do português brasileiro reveladas

em textos de estudantes com ascendência boliviana. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua

Portuguesa), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

HAUPT, Carine. Formação docente e a fonética e fonologia: o ensino da ortografia. SIGNUM: Estud. Ling.,

Londrina, v. 15, n. 2, p. 237-256, dez. 2012. DOI: 10.5433/2237-4876.2012v15n2p237

KAGER, René. Optimality theory. 1ª ed. Cambridge, United Kingdom: Cambridge university press, 1999.

f.

LADEFOGED, Peter; MADDIESON, Ian. The Sounds of the World’s Languages. 1ª ed. Oxford UK: Blackwell

Publishers, 1996. 408 f.

LEITE, Camila; FONSECA, Aline; MAGALHÃES, José. Fonologia e Ensino: da teoria à prática. Veredas – Revista

de Estudos Linguísticos, v.24, n.3, I-IV, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/issue/

view/1433

MADDIESON, Ian. Patterns of Sounds. 1ª ed. London: Cambridge University Press, 1984. 493 f.

MAGALHÃES, José. A Linguística além da descrição, além do ensino, além de si mesma. Calidoscópio, v. 17, n.

, p. 753-764, Dezembro, 2019. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/

cld.2019.174.06

MAGALHÃES, Lúcia. Consciência fonológica: relação com a aprendizagem da leitura e da escrita. Disponível em:

https://maemequer.sapo.pt/desenvolvimento-infantil/desenvolvimento-fase-a-fase/desenvolvimento/conscienciafonologica/; Acesso em: 06 de setembro de 2022.

MOITA LOPES, Luiz Paulo (Org.) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial,

279 f.

MOITA LOPES, Luiz Paulo Da Aplicação de Linguística à Linguística Aplicada Indisciplinar. In: PEREIRA, Regina

Celi; ROCA, Pilar. Linguística aplicada- um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Editora Contexto, 2009.

P. 11-24.

MONARETTO, Valéria Neto de Oliveira. Uma análise alternativa para a vibrante no português. Organon, Porto

Alegre, v. 36, p. 143-148, 2003. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/242586

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5ª ed. Lisboa, Instituto Piaget, 1991. 120 f.

MORIN, Edgar. O Método 4. As Idéias. 3ª ed. Porto Alegre: Sulina, 1998.319 f.

MORTATTI, Maria do Rosário. Um balanço crítico da “Década da Alfabetização no Brasil”. Cadernos CEDES, v.

, n. 89, p. 15-34, jan.-abr, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/RthY6QQGrhJjphb6nsm8P8k/

abstract/?lang=pt

OLIVEIRA, Marco Antônio de. Conhecimento linguístico e apropriação do sistema de escrita. 1. ed. Belo Horizonte:

CEALE/FAE/UFMG, 2005. v. 01. 70p.

OTTONELLI, Rosmere Adriana.; ALEXIUS, Sofia Cristina. A Importância da Fonética e da Fonologia na Formação

do Professor da Alfabetização e das Demais Fases Escolares. Pleiade, v. 09, n. 18, p. 98-104, Jul./Dez., 2015.

Disponível em: https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/296

POLLO, Tatiana. Conhecimento da Língua: Fonologia e Ortografia do Português do Brasil .IN: ALVES, Rui; LEITE,

Isabel. Alfabetização Baseada na Ciência - Manual do Curso ABC. Brasília: Ministério da Educação (MEC);

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 2021. p. 87-106.

PRINCE, Alan; SMOLENSKY, Paul. Optimality theory: Constraint interaction in generative grammar. 1ª ed. New

Brunswick, NJ: Rutgers University Center for Cognitive Science, 1993. 262 f.

RENNICKE, Iiris. Representação fonológica dos róticos do Português Brasileiro: uma abordagem à base de

exemplares. Scripta, v. 20, n. 38, p. 70-97, 2016. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/

scripta/article/view/P.2358-3428.2016v20n38p70.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Linguagem e Identidade. In: RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma linguística crítica –

linguagem, identidade e a questão ética. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2021 [2003], p. 23-28.

SANTOS, Raquel Santana; BENEVIDES, Aline; TONI, Andressa. Fonologia, Aquisição e Educação. Ponta Grossa:

Atena Editora, 2021. 219 f.

SILVA, Ana Cristina. Consciência Fonológica e Conhecimento das Letras. IN: ALVES, Rui; LEITE, Isabel.

Alfabetização Baseada na Ciência - Manual do Curso ABC. Brasília: Ministério da Educação (MEC); Coordenação

de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 2021. P. 87-106.

SILVA, F. A. A.; LIMA JR, R. M. O efeito do ensino de relações grafofonológicas na redução de erros ortográficos

na Educação de Jovens e Adultos. Domínios de Lingu@gem,v. 14, n. 3, p. 879-907, 2020. Disponível em: http://

www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/47683

SILVA, J. de S. A fonética e a fonologia no currículo do Ensino Fundamental. In XVII Congresso Internacional

Asociación de Linguística Y Filología de América Latina (ALFAL), 2014. p.1163-1173.

SOUZA, A. C.; LAZZAROTTO-VOLCÃO, C. Ensino inicial de leitura e escrita no processo de alfabetização:

contribuições da fonologia e da psicolinguísica. In: RECH, Núbia Ferreira; GUESSER, Simone. Gramática e

Aquisição: propostas para o professor da educação básica. Campinas: Pontes, 2022, p. 45-73.

TENANI, Lucinai; SONCIN, Geovana. Emprego de vírgula e prosódia no Português Brasileiro: aspectos teóricoanalíticos e implicações didáticas. Filologia Linguística Portuguesa, v. 17, n. 2, jul./dez. 2015. p. 473-493.

Disponível em: https://www.revistas.usp.br/flp/article/view/101104

TENANI, Luciani. Prosódia e escrita: uma análise a partir de (hiper)segmentações de palavra. 2016. 171 f. Tese

apresentada de Livre-Docência em Fonologia, junto ao Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, do

Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”,

São José do Rio Preto.

Published

2023-12-04

How to Cite

Balduino, A., & Espadaro, M. (2023). CONTRIBUIÇÕES E REFLEXÕES DA TEORIA FONOLÓGICA PARA UMA ALFABETIZAÇÃO NÃO MUTILADORA. Revista Brasileira De Alfabetização, (21), 1–21. https://doi.org/10.47249/rba2023644

Issue

Section

ARTIGOS
Received 2022-09-30
Accepted 2023-10-30
Published 2023-12-04