O CAMINHAR DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023654Palavras-chave:
Alfabetização brasileira. Caminhos da alfabetização. Política Nacional de Alfabetização.Resumo
O texto materializa parte de pesquisa pré-requisito para obtenção de título de pós-doutorado em educação. Tem como objeto principal a análise da Política Nacional de Avaliação (PNA) e cujo o objetivo é estabelecer um movimento dialógico com o caderno da política para identificar os caminhos apresentados à alfabetização no país. Com base na análise de principais aspectos da configuração do caderno orientador em que a PNA está sintetizada, sem pretender esgotar o assunto, nossos estudos permitem inferir que a PNA desvaloriza a ciência produzida no Brasil, desconsidera as desigualdades sociais como determinantes para o fracasso escolar e agrega no rol, de sujeitos culpados pelo fracasso, a família brasileira, especialmente aquela desfavorecida economicamente.
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Aceito em 2023-07-19
Publicado em 2023-12-04