O CAMINHAR DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Marineiva Moro Campos de Oliveira Unoesc-Chapecó https://orcid.org/0000-0002-3110-0771
  • Doutora Solange Maria Alves Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023654

Palavras-chave:

Alfabetização brasileira. Caminhos da alfabetização. Política Nacional de Alfabetização.

Resumo

O texto materializa parte de pesquisa pré-requisito para obtenção de título de pós-doutorado em educação. Tem como objeto principal a análise da Política Nacional de Avaliação (PNA) e cujo o objetivo é estabelecer um movimento dialógico com o caderno da política para identificar os caminhos apresentados à alfabetização no país. Com base na análise de principais aspectos da configuração do caderno orientador em que a PNA está sintetizada, sem pretender esgotar o assunto, nossos estudos permitem inferir que a PNA desvaloriza a ciência produzida no Brasil, desconsidera as desigualdades sociais como determinantes para o fracasso escolar e agrega no rol, de sujeitos culpados pelo fracasso, a família brasileira, especialmente aquela desfavorecida economicamente.

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Biografia do Autor

Marineiva Moro Campos de Oliveira, Unoesc-Chapecó

Doutora em Educação, professora permanente no Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

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Publicado

2023-12-04

Como Citar

Campos de Oliveira, M. M., & Alves, S. M. (2023). O CAMINHAR DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Brasileira De Alfabetização, (21), 1–17. https://doi.org/10.47249/rba2023654

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2022-11-02
Aceito em 2023-07-19
Publicado em 2023-12-04