O CAMINHAR DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023654

Palabras clave:

Alfabetização brasileira. Caminhos da alfabetização. Política Nacional de Alfabetização.

Resumen

O texto materializa parte de pesquisa pré-requisito para obtenção de título de pós-doutorado em educação. Tem como objeto principal a análise da Política Nacional de Avaliação (PNA) e cujo o objetivo é estabelecer um movimento dialógico com o caderno da política para identificar os caminhos apresentados à alfabetização no país. Com base na análise de principais aspectos da configuração do caderno orientador em que a PNA está sintetizada, sem pretender esgotar o assunto, nossos estudos permitem inferir que a PNA desvaloriza a ciência produzida no Brasil, desconsidera as desigualdades sociais como determinantes para o fracasso escolar e agrega no rol, de sujeitos culpados pelo fracasso, a família brasileira, especialmente aquela desfavorecida economicamente.

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Biografía del autor/a

Marineiva Moro Campos de Oliveira, Unoesc-Chapecó

Doutora em Educação, professora permanente no Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Publicado

2023-12-04

Cómo citar

Campos de Oliveira, M. M., & Alves, S. M. (2023). O CAMINHAR DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Brasileira De Alfabetização, (21), 1–17. https://doi.org/10.47249/rba2023654

Número

Sección

ARTIGOS
Recibido 2022-11-02
Aceptado 2023-07-19
Publicado 2023-12-04