O LUGAR DO ENSINO DO ATO DE LER NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DA CAPES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023703

Palavras-chave:

Ato de ler. Balanço Bibliográfico. Élie Bajard. Revisão de Literatura.

Resumo

Esse artigo apresenta um balanço bibliográfico a partir de um levantamento de dados realizado no Catálogo de Teses e dissertações da CAPES a fim de conhecermos o que se tem pesquisado sobre o ensino do ato de ler. O levantamento de dados foi feito no mês de janeiro/2022, a partir de dois descritores: “Élie Bajard” e “Ato de ler”. O recorte temporal foram os anos de 2015 a 2021. De uma revisão de literatura, compreendemos a importância de que surjam pesquisas sobre o ensino do ato de ler e que problematizem o uso de um protocolo de ensino tal e qual se propõe Bajard: Protocolo da Descoberta do Texto – que contribui com o desenvolvimento da capacidade de compreensão de texto e com a formação de um leitor autônomo e crítico.

Biografia do Autor

Márcia Machado de Lima, Universidade Federal de Rondônia

 

 

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Publicado

2023-12-04

Como Citar

Berlini Alves Ferreira, P., & Machado de Lima, M. (2023). O LUGAR DO ENSINO DO ATO DE LER NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DA CAPES. Revista Brasileira De Alfabetização, (21), 1-20. https://doi.org/10.47249/rba2023703

Edição

Seção

ARTIGOS