O LUGAR DO ENSINO DO ATO DE LER NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DA CAPES
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023703Palavras-chave:
Ato de ler. Balanço Bibliográfico. Élie Bajard. Revisão de Literatura.Resumo
Esse artigo apresenta um balanço bibliográfico a partir de um levantamento de dados realizado no Catálogo de Teses e dissertações da CAPES a fim de conhecermos o que se tem pesquisado sobre o ensino do ato de ler. O levantamento de dados foi feito no mês de janeiro/2022, a partir de dois descritores: “Élie Bajard” e “Ato de ler”. O recorte temporal foram os anos de 2015 a 2021. De uma revisão de literatura, compreendemos a importância de que surjam pesquisas sobre o ensino do ato de ler e que problematizem o uso de um protocolo de ensino tal e qual se propõe Bajard: Protocolo da Descoberta do Texto – que contribui com o desenvolvimento da capacidade de compreensão de texto e com a formação de um leitor autônomo e crítico.
Métricas
Referências
BAJARD, Élie. Caminhos da escrita – espaços da aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2002.
BAJARD, Élie. Eles leem, mas não compreendem: onde está o equívoco? São Paulo: Cortez, 2021.
BRIZOLA, J.; FANTIN, N. Revisão da Literatura e Revisão Sistemática da Literatura. Revista de Educação do Vale do Arinos - RELVA, [S. l.], v. 3, n. 2, 2017. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/relva/article/view/1738. Acesso em: 01 fev. 2022.
CARNEIRO, Ana Paula. Hora da leitura: mediação e formação de leitores literários. 2020. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Presidente Prudente, SP, 2020.
CHALOBA, Rosa Fátima de Souza; CELESTE FILHO, Marcioniro; MESQUITA, Ilka Miglio. História e memória da Educação Rural no século XX. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.
COSTA, Sirlaine Galhardo Gomes. A leitura na graduação em Letras: por uma constante preocupação com a formação de leitores. 2016. 119f. Dissertação (Mestrado em Letras). Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, RO, 2016.
DINIZ, Adriana da Cruz. O ato de ler no ensino fundamental: da construção de sentidos à constituição do sujeito leitor. 2015. 81f. Dissertação (Mestrado em Letras). Programa de Pós-Graduação em Letras da UniRitter Laureate International Universities, Porto Alegre, RS, 2020.
LINDEMEYER, Maurício Ramos. Outros Diálogos na sala de aula: Leituras e releituras dos indígenas no livro didático. 2015. 151 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade da Amazônia (UNAMA), Belém, PA, 2015.
MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas Ciências Naturais e Sociais. São Paulo: Pioneira, 1998.
NASCIMENTO, Rosane Ribeiro do. Mediação na sala de leitura: O protagonismo dos alunos. 2020. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2020. NUNES, Lygia Bojunga. A história de Flor-de-Lis. In: NUNES, Lygia Bojunga. Os colegas. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001, p. 13-14.
RUSSO, Daniele Aparecida. Relações alteritárias na constituição do pequeno leitor: professores, alunos e vivências leitoras no 2º ano do ensino fundamental. 2021. 332f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, SP, 2021.
SILVA, Adriana Naomi Fukushima da. Programa Ler e Escrever e o ensino de atos de leitura por professores do ensino Fundamental. 2016. 229f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, SP, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2023-10-17
Publicado em 2023-12-04