O LUGAR DO ENSINO DO ATO DE LER NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DA CAPES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023703

Palabras clave:

Ato de ler. Balanço Bibliográfico. Élie Bajard. Revisão de Literatura.

Resumen

Esse artigo apresenta um balanço bibliográfico a partir de um levantamento de dados realizado no Catálogo de Teses e dissertações da CAPES a fim de conhecermos o que se tem pesquisado sobre o ensino do ato de ler. O levantamento de dados foi feito no mês de janeiro/2022, a partir de dois descritores: “Élie Bajard” e “Ato de ler”. O recorte temporal foram os anos de 2015 a 2021. De uma revisão de literatura, compreendemos a importância de que surjam pesquisas sobre o ensino do ato de ler e que problematizem o uso de um protocolo de ensino tal e qual se propõe Bajard: Protocolo da Descoberta do Texto – que contribui com o desenvolvimento da capacidade de compreensão de texto e com a formação de um leitor autônomo e crítico.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Márcia Machado de Lima, Universidade Federal de Rondônia

 

 

Citas

BAJARD, Élie. Caminhos da escrita – espaços da aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2002.

BAJARD, Élie. Eles leem, mas não compreendem: onde está o equívoco? São Paulo: Cortez, 2021.

BRIZOLA, J.; FANTIN, N. Revisão da Literatura e Revisão Sistemática da Literatura. Revista de Educação do Vale do Arinos - RELVA, [S. l.], v. 3, n. 2, 2017. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/relva/article/view/1738. Acesso em: 01 fev. 2022.

CARNEIRO, Ana Paula. Hora da leitura: mediação e formação de leitores literários. 2020. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Presidente Prudente, SP, 2020.

CHALOBA, Rosa Fátima de Souza; CELESTE FILHO, Marcioniro; MESQUITA, Ilka Miglio. História e memória da Educação Rural no século XX. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.

COSTA, Sirlaine Galhardo Gomes. A leitura na graduação em Letras: por uma constante preocupação com a formação de leitores. 2016. 119f. Dissertação (Mestrado em Letras). Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, RO, 2016.

DINIZ, Adriana da Cruz. O ato de ler no ensino fundamental: da construção de sentidos à constituição do sujeito leitor. 2015. 81f. Dissertação (Mestrado em Letras). Programa de Pós-Graduação em Letras da UniRitter Laureate International Universities, Porto Alegre, RS, 2020.

LINDEMEYER, Maurício Ramos. Outros Diálogos na sala de aula: Leituras e releituras dos indígenas no livro didático. 2015. 151 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade da Amazônia (UNAMA), Belém, PA, 2015.

MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas Ciências Naturais e Sociais. São Paulo: Pioneira, 1998.

NASCIMENTO, Rosane Ribeiro do. Mediação na sala de leitura: O protagonismo dos alunos. 2020. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2020. NUNES, Lygia Bojunga. A história de Flor-de-Lis. In: NUNES, Lygia Bojunga. Os colegas. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001, p. 13-14.

RUSSO, Daniele Aparecida. Relações alteritárias na constituição do pequeno leitor: professores, alunos e vivências leitoras no 2º ano do ensino fundamental. 2021. 332f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, SP, 2021.

SILVA, Adriana Naomi Fukushima da. Programa Ler e Escrever e o ensino de atos de leitura por professores do ensino Fundamental. 2016. 229f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, SP, 2016.

Publicado

2023-12-04

Cómo citar

Berlini Alves Ferreira, P., & Machado de Lima, M. (2023). O LUGAR DO ENSINO DO ATO DE LER NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DA CAPES. Revista Brasileira De Alfabetização, (21), 1–20. https://doi.org/10.47249/rba2023703

Número

Sección

ARTIGOS
Recibido 2023-06-07
Aceptado 2023-10-17
Publicado 2023-12-04