POR UMA CONCEPÇÃO POLÍTICA DA ESCOLA E DA LINGUAGEM

APROXIMAÇÕES ENTRE BELL HOOKS E MAGDA SOARES

DOI :

https://doi.org/10.47249/rba2023720

Mots-clés :

bell hooks, Magda Soares, educação, escola, linguagem

Résumé

O objetivo deste ensaio é colocar em diálogo algumas ideias desenvolvidas por Magda Soares no livro Linguagem e Escola: uma perspectiva social, de 1986, uma das mais importantes contribuições da intelectual no que tange à compreensão da escola e da linguagem na sua dimensão política, e as ideias de bell hooks, nessa mesma perspectiva e desenvolvidas em principalmente em três obras: Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade (2017 [1994]), Ensinando comunidade. Uma pedagogia da esperança (2021 [2003]) e Ensinando pensamento crítico. Sabedoria prática (2020 [2010]). Magda Soares e bell hooks denunciaram as desigualdades sociais e suas relações com o desempenho dos alunos, reconheceram a diversidade cultural e sua importância no contexto escolar, defenderam a importância da qualidade da escola para as minorias, reconheceram as possibilidades de uma pedagogia transformadora, destacaram a importância da atuação das forças progressistas no ambiente escolar e reafirmaram a sala de aula como um espaço possível para o exercício da diversidade, da alteridade, da crítica, da cidadania, da manifestação das diversas culturas, da formação integral.

Références

bell hooks. Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. 2 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

bell hooks. Ensinando pensamento crítico – sabedoria prática. Tradução de Bhuvi Libanio. São Paulo: Elefante, 2020.

bell hooks. Ensinando comunidade – uma pedagogia da esperança. Tradução de Kemia Cardoso. São Paulo: Elefante, 2021.

HADDAD, Sérgio. Prefácio à edição brasileira. Paulo Freire e bell hooks: um encontro permanente. In: bell hooks. Ensinando pensamento crítico – sabedoria prática. Tradução de Bhuvi Libanio. São Paulo: Elefante, 2020.

SOARES, Magda. Linguagem e Escola. Uma perspectiva social. 15 ed. São Paulo: Editora Ática, 1997.

SOARES, Magda. Linguagem e Escola. Uma perspectiva social. 18 ed. 3ª reimpressão São Paulo: Editora Contexto, 2021.

SOARES, Magda. Alfaletrar. Toda criança pode aprender a ler e a escrever, São Paulo: Editora Contexto, 2020.

SOARES, Magda. Entrevista à Ana Ruth Moresco Miranda. Cadernos de Educação. Pelotas, n. 66, e 056622, 2022, p. 01-20.

Téléchargements

Publiée

2023-09-07

Comment citer

POR UMA CONCEPÇÃO POLÍTICA DA ESCOLA E DA LINGUAGEM: APROXIMAÇÕES ENTRE BELL HOOKS E MAGDA SOARES. (2023). Revista Brasileira De Alfabetização, (20), 1–10. https://doi.org/10.47249/rba2023720

Numéro

Rubrique

ARTIGOS