POR UMA CONCEPÇÃO POLÍTICA DA ESCOLA E DA LINGUAGEM
APROXIMAÇÕES ENTRE BELL HOOKS E MAGDA SOARES
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023720Palabras clave:
bell hooks, Magda Soares, educação, escola, linguagemResumen
O objetivo deste ensaio é colocar em diálogo algumas ideias desenvolvidas por Magda Soares no livro Linguagem e Escola: uma perspectiva social, de 1986, uma das mais importantes contribuições da intelectual no que tange à compreensão da escola e da linguagem na sua dimensão política, e as ideias de bell hooks, nessa mesma perspectiva e desenvolvidas em principalmente em três obras: Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade (2017 [1994]), Ensinando comunidade. Uma pedagogia da esperança (2021 [2003]) e Ensinando pensamento crítico. Sabedoria prática (2020 [2010]). Magda Soares e bell hooks denunciaram as desigualdades sociais e suas relações com o desempenho dos alunos, reconheceram a diversidade cultural e sua importância no contexto escolar, defenderam a importância da qualidade da escola para as minorias, reconheceram as possibilidades de uma pedagogia transformadora, destacaram a importância da atuação das forças progressistas no ambiente escolar e reafirmaram a sala de aula como um espaço possível para o exercício da diversidade, da alteridade, da crítica, da cidadania, da manifestação das diversas culturas, da formação integral.
Métricas
Citas
bell hooks. Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. 2 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
bell hooks. Ensinando pensamento crítico – sabedoria prática. Tradução de Bhuvi Libanio. São Paulo: Elefante, 2020.
bell hooks. Ensinando comunidade – uma pedagogia da esperança. Tradução de Kemia Cardoso. São Paulo: Elefante, 2021.
HADDAD, Sérgio. Prefácio à edição brasileira. Paulo Freire e bell hooks: um encontro permanente. In: bell hooks. Ensinando pensamento crítico – sabedoria prática. Tradução de Bhuvi Libanio. São Paulo: Elefante, 2020.
SOARES, Magda. Linguagem e Escola. Uma perspectiva social. 15 ed. São Paulo: Editora Ática, 1997.
SOARES, Magda. Linguagem e Escola. Uma perspectiva social. 18 ed. 3ª reimpressão São Paulo: Editora Contexto, 2021.
SOARES, Magda. Alfaletrar. Toda criança pode aprender a ler e a escrever, São Paulo: Editora Contexto, 2020.
SOARES, Magda. Entrevista à Ana Ruth Moresco Miranda. Cadernos de Educação. Pelotas, n. 66, e 056622, 2022, p. 01-20.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceptado 2023-08-28
Publicado 2023-09-07